CartaCapital

assine e leia

Cartas Capitais

O VAIDOSO STF Recentemente, o ministro Luís Roberto Barroso admitiu que o impeachment de 2016 foi motivado por “falta de apoio político” e, portanto, um golpe. As consequências são sentidas pelo País até hoje. A operação Lava Jato foi a grande protagonista deste golpe, mas […]

Cartas Capitais
Cartas Capitais
Apoie Siga-nos no

O VAIDOSO STF

Recentemente, o ministro Luís Roberto Barroso admitiu que o impeachment de 2016 foi motivado por “falta de apoio político” e, portanto, um golpe. As consequências são sentidas pelo País até hoje. A operação Lava Jato foi a grande protagonista deste golpe, mas o STF teve participação. No próximo governo Lula, espero que ele acerte em suas indicações para a Corte, que escolha nomes comprometidos com a democracia e a defesa da Constituição.
Paulo Sergio Cordeiro Santos
(Enviado via carta)

O FEIRÃO DAS ARMAS

Essa é a lógica e a prática da extrema direita. Eles amam a morte. É só puxar a capivara daqueles que amam caçadas, que idolatram a violência e as armas, para constatar que todos flertam com ideologias supremacistas e com o nazifascismo em geral. Bolsonaro e sua gangue têm um único objetivo em suas odiosas vidas: provocar a morte de milhões e a destruição da sociedade.
Jotabê Fill
(Enviado via Facebook)

PATOLOGIA SOCIAL

A violência contra jovens negros e pobres é assustadora, um resquício da escravidão mais longeva e vergonhosa do mundo ocidental. Essa trágica realidade exige de nossas lideranças um processo político, educacional e judicial, que combata essa anomalia em nossa sociedade, para que possamos ter paz, fundamental para o desenvolvimento de nossa nação.
José de Anchieta Nobre de Almeida
(Enviado via carta)

MERCADOR DE TOGA

Não se fala mais no pré-sal. Era nossa última chance como País. A lavagem cerebral que a Lava Jato fez na sociedade foi enorme.
Wendell Santos
(Enviado via Twitter)

LULA, O DECISOR

Lula transcende. Por uma necessidade histórica, ele fundou o partido mais necessário para a classe trabalhadora. Elegeu-se por dois mandatos consecutivos à Presidência da República, contra tudo e contra todos. Fez a maior revolução no ensino do Brasil, possibilitando o acesso dos filhos do povo pobre, preto e periférico às universidades. Articulou o BRICS e elevou o País à sexta economia mundial. Com Lula, nunca fomos tão felizes.
Lauriberto Cassao
(Enviado via Facebook)

LIÇÕES PORTUGUESAS

A Folha de S. Paulo diz ser plural e apartidária, mas apoiou o golpe de 1964, inclusive cedendo veículos para o DOI-Codi transportar vítimas de tortura. Não merece confiança alguma. Apoia a política neoliberal que mata o povo de fome e causa desemprego, em favor dos bilionários lucros dos bancos. Seus editoriais sempre atacam os oprimidos, os trabalhadores. Não merece confiança, pois não tem compromisso com a verdade.
Orlando F. Filho
(Enviado via carta)

RETRATO DO ARTISTA OPERÁRIO

Com o podcast “Radamés Gnattali, Artesão e Operário da Música” mato a saudade de um tempo maravilhoso que não vivi, uma vez que nasci em 1961. Fui, porém, criada ouvindo os “disquinhos”. Era Radamés na mamadeira.
Priscila de Azevedo Noronha
(Enviado via carta)

PUBLICADO NA EDIÇÃO Nº 1195 DE CARTACAPITAL, EM 16 DE FEVEREIRO DE 2022.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título “Cartas Capitais”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo