CartaCapital
Cartas Capitais
O figurino final Nas eleições deste ano, o presidente Lula e o PT devem ficar atentos e fortes, porque virá chumbo grosso de todos os lados.Nívia Oliveira de Almeida Adorei a capa da última edição de CartaCapital. Contar a verdade sobre o governo Lula e […]

O figurino final
Nas eleições deste ano, o presidente Lula e o PT devem ficar atentos e fortes, porque virá chumbo grosso de todos os lados.
Nívia Oliveira de Almeida
Adorei a capa da última edição de CartaCapital. Contar a verdade sobre o governo Lula e sua história de luta é um compromisso de trabalho sério de imprensa. Parabéns!
Maria Inês Dias Mendes
Lula será reeleito porque coloca o pobre no orçamento. Desde o primeiro dia de seu mandato, trabalha para a melhora do Brasil, ao contrário da maioria dos congressistas, que atua para a continuação do golpe de Estado.
Cida Gotlib
Poder absoluto
Trump age como um monarca absolutista. Sem limites, pudores ou reflexão, pretende dominar não somente a América Latina, mas todo o mundo. O pior é que seus passos parecem bem calculados. Começou pela Venezuela, mas faz ameaças à Colômbia, ao México, à Groenlândia, todos com grandes reservas de recursos estratégicos. O antídoto a Trump seria que cada país, para ver resguardada a sua soberania, tivesse uma bomba atômica, o que seria uma temeridade. Se as instituições internacionais não reagirem às ameaças de Trump, inclusive o Congresso e o Judiciário estadunidenses, teremos um novo
führer do século XXI, sem qualquer intenção de sair do poder.
Paulo Sérgio Cordeiro Santos
Ayahuasca no marketplace
A ayahuasca é para todos, mas nem todos são para ela. Isso deveria ser um mantra. O capitalismo desenfreado quer atropelar uma medicina milenar em favor do lucro. Isso pode resultar em uma proibição sumária para todos, inclusive aqueles que se utilizam do yagê – bebida sagrada e enteógena da Amazônia – de forma correta e curativa.
Donny Correia
Bots misóginos
Não dá para aceitar esse estado de coisas dentro de uma democracia. Infelizmente, grande parte da população foi forjada em uma educação machista, homofóbica, racista e intolerante. Essa necropolítica da branquitude misógina tem de acabar, seja pela educação, seja pela aplicação rigorosa da lei.
José Carlos Gama
Zica sideral
A FAB informa, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que está em andamento a investigação da ocorrência envolvendo o foguete HANBIT-Nano, operado pela empresa Innospace, em 22 de dezembro de 2025, no Centro de Lançamento de Alcântara. As apurações têm como único objetivo contribuir para a prevenção de acidentes, disseminando lições aprendidas por meio dos Relatórios Finais de investigação e, quando aplicável, por meio das Recomendações de Segurança. As atividades não têm o propósito de atribuir culpa ou responsabilidade civil ou criminal por um acidente, mas sim de identificar os possíveis fatores contribuintes relacionados à ocorrência, com o objetivo de preservar vidas e fortalecer a segurança do transporte aéreo e espacial.
Assessoria de Comunicação da Força Aérea Brasileira
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



