CartaCapital
Cartas Capitais
Ricos e pobres O governo está tentando combater a histórica e cruel desigualdade social. Já parlamentares, elites e seus porta-vozes lutam para manter – e até ampliar – seus privilégios. Aos pobres, à classe média e aos trabalhadores em geral cabe escolher o lado mais […]

Ricos e pobres
O governo está tentando combater a histórica e cruel desigualdade social. Já parlamentares, elites e seus porta-vozes lutam para manter – e até ampliar – seus privilégios. Aos pobres, à classe média e aos trabalhadores em geral cabe escolher o lado mais justo.
Elói Medeiros
A faca e o queijo
Em 30 anos como trabalhadora com carteira assinada, paguei muito imposto como professora. Agora, aposentada, quero isenção do Imposto de Renda – e que os ricos de verdade passem a pagar a conta.
Patrícia Garcia
Este é um momento didático para expor o que é a luta de classes e os interesses antagônicos e conflitantes em jogo. O capital não tem outra alternativa a não ser precarizar a vida para continuar acumulando e maximizando o lucro.
Jefferson Silva
IOF: decisão inconstitucional
De fato, o Congresso exorbitou em suas funções ao sustar os decretos de Lula de forma flagrantemente inconstitucional. O mais grave é que os parlamentares decidiram contra os mais pobres e a favor do grande capital. E a grande mídia ainda correu em seu socorro, quando houve repercussão negativa nas redes sociais. O STF precisa agir em defesa da Constituição – e não lavar as mãos, à espera de um acordo entre as partes. Que acordo pode haver entre um poder que cumpre a lei e outro que interfere em suas atribuições? Será que o Judiciário pretende que esse imbróglio seja resolvido nas ruas ou nas urnas, nas próximas eleições?
Paulo Sérgio Cordeiro Santos
Manifestação flopada
O frio e o jogo do Flamengo superaram a incapacidade progressiva de Bolsonaro de continuar inflamando os corações do gado. Micheque não é boba: quer levar apenas o sobrenome – e seus votos – sem o homem. Nicolas, como tantos outros, já trata de se divorciar da imagem de Bolsonaro: escolheu estar em outro casamento. Esses são os verdadeiros culpados pelo ato esvaziado na Avenida Paulista.
Williams Costa Cantanhede
Cada um por si?
Nos anos 1990, os liberais venderam a ideia de que era hora de se livrar da CLT. Mas a realidade dos últimos dez anos mostrou o contrário: muita gente hoje sonha com estabilidade, carteira assinada e concurso público. As oscilações do mercado nas últimas três décadas têm sido brutalmente agressivas. A CLT não é perfeita, mas ainda é a nossa principal defesa contra os neoliberais escravagistas do século XXI.
André Daemon
Falta falar da burocratização dos sindicatos. Muitas diretorias não representam mais os trabalhadores, pois estão há décadas no poder, sem renovação. Tomam decisões de forma arbitrária – a recente greve dos professores do DF foi um exemplo claro disso. Sem diálogo real com a base, acabam desmobilizando os próprios trabalhadores.
Karol Matos
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



