CartaCapital
Cartas Capitais
A culpa é de quem? Após o governo Lula tomar todas as providências para socorrer o Rio Grande do Sul, Bolsonaro teve alta da prolongada internação para tratar uma erisipela, doença que o manteve fora de cena e, por conseguinte, livre de ser cobrado por […]


A culpa é de quem?
Após o governo Lula tomar todas as providências para socorrer o Rio Grande do Sul, Bolsonaro teve alta da prolongada internação para tratar uma erisipela, doença que o manteve fora de cena e, por conseguinte, livre de ser cobrado por uma atuação em favor dos gaúchos. A única presença física de sua família no cenário da tragédia resumiu-se no seu filho Zero Três, passeando de jet-ski em uma área inundada de Eldorado do Sul.
Sylvio Belém
Diante de catástrofes
O direito a vida é um direito fundamental à existência humana. Para garantir este direito, cabe ao Estado, em situações de catástrofe, garantir a exceção da liberdade para que a vida dos indivíduos seja preservada. As fake news visam distorcer a realidade e enganar a população acerca dos cuidados a serem tomados e providências tomadas pelas autoridades. Quem as divulga, age de ma-fé. Isso deveria ser tipificado como crime.
Paulo Sergio Cordeiro
Decifra-me ou te devoro
Vigaristas virtuais a mando do miliciano espalham mentiras e causam ainda mais sofrimento ao povo gaúcho. Fingem esquecer que esse marginal, durante a pandemia de Covid-19, relinchou que era só uma “gripezinha”, que “não era coveiro”, que as vítimas estavam de “mimimi”. Mais de 700 mil mortos e curtia as férias de jet-ski, à nossa custa. Ainda falseou cartão de vacina e fugiu com as joias sauditas para os EUA. A justiça terrena tarda, mas a outra justiça não há de falhar.
João Bosco
Antes tarde
Triste ver o MPF oferecer uma denúncia contra agentes da ditadura por um crime cometido 55 anos atrás, em 1969. Ao mesmo tempo, vemos uma série de crimes recentes contra a democracia, no 8 de Janeiro, contra o povo, durante a pandemia, e contra o meio ambiente, como vimos no Rio Grande do Sul. E os autores desses crimes continuam circulando livremente.
Reginaldo Costa
Asfixia financeira
Isso é algo que me intriga. Por que a direita brasileira é tão contrária à educação e às pesquisas? O mundo inteiro entende que ambos são cruciais para transformar o Brasil em um país menos injusto e desigual.
Carlos Duarte
Infelizmente a educação e o progresso nunca são prioridade em um sistema que faz da ignorância a manutenção da pobreza contínua. Lamentável. O triste é saber que alguns pesquisadores e educadores votam e elegem propostas que sabotam qualquer avanço para o próprio país.
Simone Alencar
O “mercado” agradece
A sociedade está envelhecendo e, no Brasil, ainda mais rapidamente. É urgente repensar como garantir as condições necessárias para a sobrevivência da população idosa. Lamentável.
Danilo Marques
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
