CartaCapital
Cartas Capitais
Crise fabricada Os episódios da Rua Mila insistem em se repetir em Gaza. Ser crítico do sionismo e do atual governo de Israel não é, de maneira alguma, ser antissemita. Recordemos que os palestinos em Gaza também são semitas e descendentes de Abraão.César Augusto Hulsendeger […]


Crise fabricada
Os episódios da Rua Mila insistem em se repetir em Gaza. Ser crítico do sionismo e do atual governo de
Israel não é, de maneira alguma, ser antissemita. Recordemos que os palestinos em Gaza também são semitas e descendentes de Abraão.
César Augusto Hulsendeger
Os desafios da esquerda
As esquerdas dos anos 1960 a 1990 cansaram e os governos
de centro-esquerda ou social-democratas se lambuzaram no suposto brilho globalizante, que produziu mais pobreza
para quem já era pobre e mais riqueza para quem era rico.
José Carlos Gama
O ovo da serpente
Quem poderia imaginar que o capitalismo, quando se sente ameaçado, busca socorro nos governos militares que violam os direitos humanos e tratam o povo como inimigo? Quem poderia imaginar? Bom, teve um pessoal na Rússia que falou disso há um século.
Eduardo Alessi
Tapete encardido
De fato, caro Pedro Serrano, a chamada Operação Lava Jato esquartejou o Direito e o Poder Judiciário brasileiro, além de desestruturar empresas e causar demissões em massa, para desestabilizar o governo de Dilma Rousseff. Esse tal acordo de leniência que foi vazado e compartilhado com autoridades estadunidenses é um crime de lesa-pátria.
Paulo Sérgio Cordeiro
O vira-lata especialista
O uso inapropriado de uma ou outra palavra não invalida o que Lula disse sobre o genocídio em Gaza e a urgente necessidade de parar com a matança de mulheres e crianças. Em todo o mundo civilizado não foram ouvidas palavras de reprimenda ao nosso presidente, que criticou o governo de extrema-direita de Israel, e não o povo judeu. Lamentavelmente, parte de nossa mídia, que se manteve distante diante das atrocidades cometidas, busca desqualificar Lula e exalta o sanguinário Benjamin Netanyahu e seu agressivo e despreparado ministro de Relações Exteriores. É o velho complexo de vira-latas em ação.
Sylvio Belém
Choque de realidade
Não parece que a Rússia quer “vencer a guerra”. Na realidade, não quer a Ucrânia na Otan e sabemos que, se tivesse tal intenção, já teria aniquilado a nação vizinha, assim como Israel está fazendo com Gaza.
Antônio de Vasconcelos
Impasse algum. A Rússia está ganhando a guerra contra o chamado “Ocidente Coletivo” e, de quebra, está se tornando a maior economia da Europa, enquanto a Ucrânia segue em rota de desintegração.
Roberto de Almeida
ERRATA I
Ao contrário do informado na reportagem “O ovo da serpente”, o delegado Sérgio Paranhos Fleury não fez parte da direção ou do conselho da Sepes, e sim o promotor Ítalo Bustamante Paolucci, que testemunhou em favor de Fleury quando este foi acusado de chefiar um “Esquadrão da Morte” em São Paulo. O texto já foi corrigido na versão publicada no site de CartaCapital.
ERRATA II
Diferentemente do que foi publicado na reportagem “No meio do minério, a arte”, Bernardo Paz, fundador do Inhotim, não foi preso durante o processo de investigação sobre suas empresas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
