CartaCapital
Cartas Capitais
Zumbido ensurdecedor A maior proliferação do Aedes aegypti funciona como medida das alterações climáticas. Introduzir vetores infectados por bactérias para impedir a reprodução do mosquito é uma iniciativa importante, mas precisa ser avaliada quanto ao impacto ambiental, para não gerarmos outro problema no ecossistema. Arrumar […]


Zumbido ensurdecedor
A maior proliferação do Aedes aegypti funciona como medida das alterações climáticas. Introduzir vetores infectados por bactérias para impedir a reprodução do mosquito é uma iniciativa importante, mas precisa ser avaliada quanto ao impacto ambiental, para não gerarmos outro problema no ecossistema. Arrumar a bagunça ambiental sempre é mais difícil.
Adilson Gonçalves
A erradicação da doença também depende de nós. O governo é importante agente no combate, porém, se também fizéssemos a nossa parte, a dengue poderia ter sido controlada há anos. Mas isso não acontecerá enquanto não sairmos dessa mentalidade de Terceiro Mundo, que não investe na educação da população.
Jorge Paulo Oliveira
Direito negado
A nova diretora de um hospital de referência em aborto legal atendendo às exigências conservadoras de quem financiou a campanha municipal é estranho. O toma lá, dá cá não acaba nunca. O povo precisa parar de votar nesses candidatos que assumidamente afrontam os direitos humanos.
Patrícia Alessandra
Pistas falsas
Quem mandou matar Marielle? Esse caso segue o curso da impunidade tão frequente no Brasil. Há cinco anos esperamos por uma resposta. Lamentável. Marielle não será esquecida. Marielle vive!
Rosa Carmino
Legalize já
A pergunta a ser feita é: a quem interessa a criminalização geral das drogas, à exceção, claro, do álcool e do tabaco?
César Augusto Hulsendeger
A bandeira de Lula
A eleição em São Paulo será um teste importante para a esquerda no futuro próximo. O jogo está aberto. As máquinas pública e privada estão azeitando suas peças e contam com a cereja do bolo, a mídia, que não gosta de Guilherme Boulos.
José Carlos Gama
Quero conhecer a gestão de Guilherme Boulos. Nunes arrebentou todos os locais possíveis, é uma prefeitura que sai deixando a cidade em estado alarmante.
Jader Schiavoni
Vive la France!
Se o comércio entre o Mercosul e a União Europeia não é tão vantajoso para nós, por que insistir? Esses europeus sempre só pensaram em si mesmos. A França resiste ao acordo por questões meramente protecionistas.
Paulo Sérgio Cordeiro
Tirar dos super-ricos
Não faz sentido alguém acumular tanto patrimônio, se nunca irá gastar, pois seria impossível, enquanto outros não têm nada.
Leandro de Sousa
Renda mínima e renda máxima podem salvar o planeta. Mas e os milionários que constroem bunkers e acreditam em povoar outro planeta? Mandamos com passagem só de ida?
Cris Polese
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
