CartaCapital

assine e leia

Cartas Capitais

O joio e o trigo O Estado é laico. A religião não deveria orientar as decisões políticas, muito menos para a concessão de benesses a líderes religiosos. Alguns evangélicos só usam a Bíblia como argumento quando lhes convém.Cátia Barros Contrapeso Extremamente importante esse plano de […]

Cartas Capitais
Cartas Capitais
Apoie Siga-nos no

O joio e o trigo
O Estado é laico. A religião não deveria orientar as decisões políticas, muito menos para a concessão de benesses a líderes religiosos. Alguns evangélicos só usam a Bíblia como argumento quando lhes convém.
Cátia Barros

Contrapeso
Extremamente importante esse plano de investimento, vai fortalecer a reindustrialização do Brasil. Finalmente, vê-se um governo com projetos para o País. Viva a democracia, o progresso, o meio ambiente, a redução
das desigualdades sociais, a dignidade das pessoas. Viva Lula!
Eduardo Pires

É preciso criar também uma política protecionista, com reserva de mercado e isenção de impostos para indústrias de tecnologia.
André Furtado

Bye, bye, Uncle Sam
O destino de todos os impérios, desde o egípcio, é sempre esse: ascensão, estagnação e queda. O Império Romano é apenas o caso mais emblemático, mas podemos identificar o mesmo processo na história dos otomanos e dos britânicos. Se mantiver a cartilha, a China deverá ir pelo mesmo caminho.
César Augusto Hulsendeger

Apagão de professores
Hoje, lecionar é uma subprofissão. Quem vai querer ser professor em condições tão adversas? Até mesmo os efetivos estão perdendo direitos conquistados durante anos de luta. Fora que está insalubre atuar nas precárias escolas públicas, com suas salas de aula superlotadas.
Mariana Saker

Sou professora e costumo dizer a todos que desejam seguir a carreira docente: “Vá fazer outra coisa”. A escola, hoje, é um lugar de adoecimento.
Cris Cerdeira

Celeiro tecnológico
De mero exportador de ­commo­dities, o Brasil passa a ter a esperança de desenvolver também o seu polo de ciência e tecnologia, graças à iniciativa do governo Lula. A juventude que não estuda nem trabalha terá a oportunidade de transformar sua realidade pelo acesso ao conhecimento científico. Retomamos a aspiração de ter um país no qual a parcela mais carente da sociedade pode sonhar com um futuro promissor.
Paulo Sérgio Cordeiro

A chance de Sonia
O trabalho para superar a destruição causada pelo antigo governo só vai dar resultado depois de certo tempo. Quatro anos de trevas ­causaram muitos estragos.
Maurílio Cajado

Sanha privatista
Pior do que esse privatismo fajuto é a população que endossa tal ideia absurda. Quando uma casa está desgastada, com defeitos na parte elétrica, nenhum proprietário se desfaz do imóvel a preço de banana. Busca valorizá-la com uma bela reforma. Esse pessoal parece disposto a rifar a casa mesmo se ela estiver em excelentes condições. E não se enganem, não se trata de burrice. Por trás desse entreguismo há poderosos interesses.
Gabriel Almeida

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s