CartaCapital

CartaCapital, 25 anos: analisando o poder, onde quer que se manifeste

Nosso compromisso se dá com os leitores e com os interesses do Brasil. Navegamos quase sempre contracorrente

Foto: Wanezza Soares
Apoie Siga-nos no

CartaCapital acaba de completar 25 anos, lançada como mensal em agosto de 1994. Em março de 1996, tornou-se quinzenal, sempre à sombra da Carta Editorial, fundada por Luis Carta em 1976. O nome não foi uma homenagem ao diretor de redação, deveu-se apenas ao fato de ser abrigada por aquela editora. O filho de Luis, Andrea, que dirigia a empresa, pretendia uma revista de economia e negócios, mas o tio Mino acabou por convencê-lo a alterar o plano para produzir uma publicação voltada à análise do poder onde quer que se manifeste.

A partir de agosto de 2001, passou a semanal à sombra de uma nova editora, chamada Confiança. Entendemos ter chegado faz tempo à maioridade, e nos orgulhamos por ter praticado um jornalismo que respeita a verdade factual, pratica o espírito crítico e fiscaliza o poder, em meio a uma mídia que ao poder serve. Nosso compromisso se dá com os leitores e com os interesses do Brasil. Navegamos quase sempre contracorrente e isto, em vez de ser entrave, foi estímulo.

“Os homens se medem em situação”, dizia Benvenuto Cellini, escultor, ourives e espadachim.

Primeira capa da revista Carta Capital

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo