Carla Jimenez estreia como colunista em CartaCapital

Com mais 30 anos de experiência e passagens por veículos como 'El País Brasil', a jornalista propõe a superação do debate político infectado

Créditos: Arquivo pessoal

Apoie Siga-nos no

A experiente jornalista Carla Jimenez estreia, nesta terça-feira 20, uma coluna semanal no site de CartaCapital. O espaço será dedicado às reflexões da profissional que, depois de se dedicar por mais de 30 anos à cobertura política e econômica, não hesita em dizer que o País vive ‘um debate político infectado’.

A percepção, vale destacar, foi sendo costurada ao longo de sua carreira, que teve boa parte desenvolvida no El País Brasil, onde foi diretora e editora-chefe, de 2013 a 2021. Jiménez também é co-fundadora do portal Sumaúma, em uma parceria com a também jornalista Eliane Brum, de 2022 a 2023. Nesse período ela também foi colunista no The Intercept Brasil, acompanhando a campanha eleitoral e os primeiros passos do governo Lula. Antes, passou pela revista IstoéDinheiro e Época e pelos jornais Brasil Econômico e O Estado de S. Paulo.

A estreia em CartaCapital tem um propósito claro: “Espero contribuir para colocar o leitor como protagonista de uma coisa chamada política no Brasil que, infelizmente, fica renegada a uma disputa partidária eleitoral“, reflete.

Para a tarefa, Carla parte de uma premissa: “A de que todos nós entendemos de política, mesmo as pessoas que acham que não“.

A ideia, garante, é conduzir o leitor a um espaço colaborativo, de reflexão, que terá como fio condutor os valores civilizatórios. “A partir daí, é possível provocar reflexões que nos distanciem desse debate infectado que nos permeia, estraçalhou com as nossas relações sociais e coletivas, e nos dá a falsa ideia de que nada acontece no País. O Brasil já avançou muito. É preciso debater o hoje para projetarmos um amanhã melhor”.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.