CartaCapital
Ataque perto de sinagoga na Alemanha deixa dois mortos
Os judeus celebram o Yom Kipur nesta quarta-feira. A polícia iniciou operação de busca pelos assassinos
Duas pessoas foram mortas próximo a uma sinagoga na cidade de Halle, na Alemanha. O ataque, que aconteceu na manhã desta quarta-feira 9, está sendo investigado pela polícia.
Os judeus celebram o Yom Kipur nesta quarta-feira, que é o Dia da Expiação, sendo uma das datas mais importantes do judaísmo. Segundo testemunhas, os atiradores usavam roupas camufladas, estavam armados com metralhadoras e fugiram de carro.
“Duas pessoas foram mortas em Halle, de acordo com as primeiras constatações. Vários tiros foram disparados. Os supostos autores fugiram em um veículo”, disse a polícia no Twitter, pedindo aos moradores que fiquem em casa.
Segundo o jornal Bild, os agressores ainda jogaram uma granada em um cemitério que fica ao lado da sinagoga.
Unsere Kräfte haben eine Person festgenommen.
Bleiben Sie trotzdem weiterhin wachsam.
Wir sind mit starken Kräften in und um #Halle präsent und stabilisieren die Lage, bis alle Informationen gesichert vorliegen.#hal0910
— Polizei Halle (Saale) (@Polizei_HAL) 9 de outubro de 2019
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



