CartaCapital
Ataque a tiros deixa 3 mortos em Uppsala, na Suécia
Nos últimos anos, a guerra entre quadrilhas do narcotráfico provocou várias mortes em acertos de contas no país


Três pessoas morreram em um ataque a tiros, nesta terça-feira 29, no centro de Uppsala, uma cidade ao norte de Estocolmo, capital da Suécia, informou a polícia, que abriu uma investigação por homicídio.
Segundo vários veículos de comunicação, os disparos ocorreram em um salão de beleza no centro da cidade e um suspeito fugiu do local de moto.
A polícia disse ter recebido pouco após as 17h locais (12h de Brasília) “telefonemas de pessoas que escutaram fortes detonações que pareciam tiros no centro de Uppsala”.
Nos últimos anos, a guerra entre quadrilhas do narcotráfico na Suécia provocou várias mortes em acertos de contas.
Os autores destes ataques são cada vez mais jovens, em muitos casos contratados como pistoleiros porque têm menos de 15 anos, a idade da responsabilidade penal na Suécia.
Em janeiro, a polícia informou que o número de ataques a tiros diminuiu em 2024 pelo segundo ano consecutivo, com 296, vinte por cento a menos que no ano anterior.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.