Psicodelicamente

Revista digital independente de jornalismo psicodélico, criada pelo jornalista Carlos Minuano

Psicodelicamente

Xamanismo amazônico é tema de livro lançado em São Paulo

Lançamento de ‘Iniciação pelos Espíritos’ terá debate sobre o papel dos psicodélicos no tratamento de doenças modernas

Xamanismo amazônico é tema de livro lançado em São Paulo
Xamanismo amazônico é tema de livro lançado em São Paulo
Em dezembro passado, o congresso americano aprovou legislação que inclui o financiamento de ensaios clínicos com psicodélicos para militares na ativa (Foto: Unsplash)
Apoie Siga-nos no

São Paulo recebe, no dia 18 de março, o lançamento da edição brasileira do livro Iniciação pelos Espíritos, escrito pela antropóloga Frédérique Apffel-Marglin e pelo artista e xamã peruano Randy Chung Gonzales. O evento acontece na Livraria da Vila, na Vila Madalena, e contará com um debate sobre o uso de psicodélicos e o xamanismo no tratamento de doenças contemporâneas, além de uma exposição de pinturas inspiradas em experiências iniciáticas vividas durante dietas e cerimônias com plantas mestras na floresta amazônica.

A programação inclui uma roda de conversa com a presença do coautor Randy Gonzales, que codirige os retiros promovidos no Brasil pelo LIS (Lar e Integração do Ser), um centro vegetalista pioneiro situado na região serrana do Rio de Janeiro. Ele compartilhará suas experiências no xamanismo e o processo de iniciação que fundamenta sua trajetória. 

Também participam do debate a psicóloga Karla Perdigão, cofundadora do LIS, e Alessandro Campolina, professor e pesquisador do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp-FMUSP) e coordenador de pesquisa do centro vegetalista. A mediação ficará a cargo do jornalista Carlos Minuano, autor do blog Psicodelicamente, da CartaCapital. O debate será transmitido ao vivo pelo perfil da Psicodelicamente no Instagram (@psicodelica.mente).

O livro, já lançado em espanhol e inglês, está sendo publicado no Brasil pelo LIS. A obra é ilustrada com desenhos de Randy Gonzales, que retratam suas visões espirituais e os ensinamentos recebidos ao longo de seu processo iniciático. 

Arte visionária e jornada espiritual

Além de compartilhar seu conhecimento sobre o vegetalismo amazônico, Randy também se destaca pelo trabalho artístico. O livro “Iniciação pelos Espíritos” oferece um testemunho de sua jornada no xamanismo e na arte visionária, demonstrando como as práticas ancestrais contribuem para a cura e o autoconhecimento. A narrativa conduz os leitores a uma compreensão mais profunda sobre o impacto dos psicodélicos no bem-estar integral e na transformação pessoal.

Randy conta que sua arte sofreu uma reviravolta em 2016, quando participou de uma cerimônia de ayahuasca na Alta Amazônia peruana. Desde então, suas criações passaram a ser guiadas por visões espirituais, resultando em uma vasta produção de pinturas vibrantes e simbólicas. “A ayahuasca cura e também inspira”, afirma ele, descrevendo-se como uma espécie de “impressora de desenhos”, tamanha a quantidade de imagens que produz a partir das experiências visionárias.

No evento em São Paulo, algumas de suas obras serão exibidas pela primeira vez na cidade. Em 2024, suas pinturas já estiveram em destaque em exposições no Brasil, incluindo a segunda edição do Congresso Brasileiro sobre Psicodélicos, realizado na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e o evento Rio G20 – Diálogos para o Planeta. No exterior, suas obras foram apresentadas na mostra “Initiatory Visions”, no Centro de Estudos das Religiões Mundiais da Harvard Divinity School.

Integração entre tradição e ciência

O lançamento do livro em São Paulo é promovido pelo LIS, um centro vegetalista inspirado no conhecimento tradicional da Alta Amazônia peruana. Fundado pela Novo Humano e pela psicóloga Karla Perdigão, o LIS oferece retiros baseados em dietas com plantas mestras, cerimônias de ayahuasca e práticas integrativas que visam a transformação pessoal.

Com um núcleo de pesquisa liderado por Alessandro Campolina, professor do Icesp-FMUSP, o centro se propõe a unir tradição e ciência a partir de uma abordagem multidisciplinar que combina conhecimento tradicional, psicoterapia e medicina. 

“O LIS segue um protocolo rigoroso de avaliação prévia dos participantes, além de contar com uma equipe multidisciplinar de apoio”, diz a cofundadora Karla Perdigão.

A psicóloga ressalta ainda que no LIS, a participação em cerimônias com ayahuasca não é obrigatória. “Os retiros podem oferecer também práticas alternativas, como respiração holotrópica, para aqueles que não desejam ou não podem consumir a bebida”. 

A ayahuasca, utilizada há séculos por povos indígenas da Amazônia, é permitida no Brasil para uso ritualístico desde 2010, conforme resolução do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas, o Conad.

Na opinião do jornalista Carlos Minuano, o evento de lançamento de “Iniciação pelos Espíritos” representa uma oportunidade para quem deseja conhecer mais sobre a interseção entre arte visionária, psicodelia e xamanismo. “Também será um momento de diálogo sobre o impacto dessas práticas no cenário contemporâneo”, acrescenta.

Para o jornalista, a combinação do debate, exposição artística e troca de experiências promete oferecer, possivelmente pela primeira vez ao público de São Paulo, uma imersão no intrigante e ainda desconhecido universo do vegetalismo amazônico e sua relevância para a busca do bem-estar integral. 

Lançamento do livro Iniciação pelos Espíritos

Data: 18 de março de 2025

Local: Livraria da Vila – R. Fradique Coutinho – Vila Madalena

Horário: a partir das 19h

Participantes: Randy Gonzales, Karla Perdigão, Alessandro Campolina

Mediação: Carlos Minuano

Entrada gratuita

Mais informações: www.lis.org.br

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo