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Matemática não é chata!

Primeira lição: os matemáticos eram sobretudos filósofos que refletiam sobre como as suas criações impactavam o mundo.

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Olha eu demorei muito a pensar nesse texto quando eu finalmente tive a percepção do que ele poderia ser. Congelei. Finalmente tenho um espaço onde posso falar sobre o que eu acabo conversando com as pessoas todos os dias da minha vida. Educação, Ciência e Inclusão. Quem me conhece sabe que eu só falo disso ou sempre acabo indo para esse lado. Pois bem, então sem mais enrolações, vamos ao tema de hoje: Matemática! “Nossa Ana, mas que assunto chato!” Vou mostrar a vocês qual o motivo deste ser o assunto de hoje e no final espero que vocês entendam a importância da união de todas as ciências.

Certa vez nosso amigo Descartes definiu a matemática como : “A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também para auxiliar as artes e poupar trabalho aos homens.”

Ele não mentiu, né? Se formos olhar toda a história da tecnologia é pautada na matemática, mas então como que essa matéria tão importante é odiada por tantas pessoas? Eu concordo que não temos que entender sobre tudo nesta vida, mas precisamos compreender a importância das áreas para a sociedade. Eu estou envolvida em uma pesquisa/proposta de solução para o ensino de geometria e durante a pesquisa me assustei com um dado que diz que: Em 2007, os índices do Saeb mostravam que 9,8% dos estudantes no 3º ano do ensino médio apresentaram o aprendizado adequado dos conteúdos em matemática. Em 2017, esse índice caiu para 9,1%.”

Com quase 24 anos ( acho que já terei 24 quando este texto sair) me coloquei no lugar dos alunos em sala de aula, será que quando estamos na escola conseguimos entender de fato a importância desta matéria? Não estou de forma alguma julgando os professores, pelo contrário, como venho de uma família de professoras, conheço quase todos os desafios que existem no ensino brasileiro. A minha intenção é apresentar reflexões que fui construindo ao longo da minha vida de estudante fui percebendo que o que mais me encanta quando estou estudando cálculo, álgebra é saber sua origem, por que raios Emmy Noether é considerada a mãe da álgebra moderna. Mas peraí, quem foi essa? E o que é álgebra moderna?

Você sabia que Emmy Noether foi uma incrível matemática, alemã militante dos direitos femininos na área da matemática, que por um bom tempo teve que usar nomes masculino para publicar seus trabalhos? Seus trabalhos nada mais são do que contribuições significativas à teoria dos invariantes e dos corpos numéricos.

Foi nessa época que a matemática desenvolveu o Teorema de Noether, um dos teoremas matemáticos mais importantes já provados dentre os que guiaram o desenvolvimento da física moderna, entre outros trabalhos que a fizeram ser considerada a mãe da álgebra moderna.

Como militante lutou incansavelmente pela igualdade entre homens e mulheres na academia.

“Ta, ok Ana, mas porque você está contando isso?”

Agora que você sabe um pouquinho sobre a história dela, você sentiu mais conectado? Qual a sua impressão sobre uma militante feminista matemática que revolucionou álgebra? Será que ela usou a álgebra em protestos? Infelizmente não sabemos, mas ela é um ótimo exemplo de que a galera de exatas não fica só focada em exatas.

Primeira lição: os matemáticos eram sobretudos filósofos que refletiam sobre como as suas criações impactavam o mundo. Nada era pensado ou feito só para resolver uma equação. A importância de saber um pouco da história da matemática é justamente criar uma conexão com o criador do conceito que você está estudando, fazendo com que se engaje e queira aprender sobre os seus feitos.

Um outro ponto importante sobre a matemática é a sua prática. Até hoje me perguntam se já usei bhaskara na universidade. Já usei! Mas o que me chama atenção é a preocupação de saber em que momento esse conhecimento será aplicado. A prática é importante e não estou falando novamente sobre resolver diversas equações (eu amo resolver equações gente, juro!), mas sim de entender a aplicação disso na sociedade.

Hoje é muito importante mostrar aos estudantes a importância do que eles estão aprendendo e como fazemos isso? Com tecnologia? Não! Ou melhor, não só usando ela. Hoje em dia temos vários recursos tecnológicos que estão tentando ajudar no desenvolvimento matemático, robôs que ensinam geometria, jogos de lógica, etc.

Mas como a partir destes recursos mostramos a importância do uso da matemática no nosso dia a dia? Pensa aqui comigo: se você não soubesse o que são números como lidaria com dinheiro? Sem os comandos lógicos será que os controles dos videos game seriam possíveis? Eu dei exemplos do dia a dia, agora pensa: sem matemática seria possível a publicação deste texto online? Experimente observar onde você pode usar matemática no seu dia a dia e anote isso, se você está aprendendo equação do 2 grau agora, experimente aplicar ela no seu dia a dia. Tendo dúvidas, pergunte ao seu professor. Permita-se essa troca.

Não sou formada em matemática, mas sou muito curiosa e durante essa trajetória de estudante tenho aproveitado para entender a relação entre as ciências. Eu tenho um forte “crush” na filosofia, ao meu ver ela deu origem a tudo que tenho oportunidade de estudar hoje e o que você estuda também. Então porque não há uma relação quando estamos aprendendo matemática.

Esses matemático que citei e outros eram filósofos, artistas ou cientistas sociais. Por que hoje os colocamos em caixinhas?A verdade é que quando separamos essas matérias em caixinhas perdemos as relações que existem entre elas que possibilitariam um entendimento melhor.

Quando falamos hoje de fake news, machine learning, rôbos e toda essa tecnologia em geral precisamos entender que elas não são só números ou algoritmos. Existe uma construção filosófica por trás, existe a reflexão de seus impactos na sociedade. Acredite em mim, existe. Não quero tornar este texto uma aula, não quero julgar professores, não quero julgar alunos. Queria apresentar reflexões que muitos educadores, cientistas, filósofos já falaram até com mais propriedade que eu. Precisamos sair das caixinhas e relacionar essas matérias para melhorar o que estamos aprendendo, precisamos alinhar teoria e prática. Mas pra iniciar queria compartilhar esta reflexão com vocês: e aí, você já pensou se existe relação entre matemática, história e narrativa?

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