Parlatório

Lista confirma que Sabesp incentiva consumo de água para grandes clientes

Documento mostra prêmios e descontos que a companhia paulista de abastecimento dá para clientes comerciais

Represa em Vargem (SP): o sistema Cantareira está no limite
Apoie Siga-nos no

Uma lista de clientes da Sabesp obtida pelo jornal El País confirma uma prática inusitada por parte da companhia de abastecimento do estado de São Paulo: a Sabesp incentiva os grandes consumidores a usarem mais água, por meio de descontos e prêmios.

O documento revelado pela versão brasileira do jornal espanhol foi entregue pela Sabesp à CPI que investiga os contratos da companhia com a Prefeitura de São Paulo. Trata-se de uma lista de 294 clientes, com o respectivo consumo e tarifas pagas. Não constam na lista as indústrias, responsáveis por 40% do consumo de água no estado. A Sabesp mantém os gastos das indústrias em segredo, política justificada em pedido da Agência Pública como tendo sido criada para proteger o “segredo industrial” e o “direito à privacidade e intimidade”.

De acordo com o El País, o contrato vigente com os grandes consumidores premia o consumo, pois quanto mais água usar, menor será o preço pago por litro de água. O Shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo, tem um desconto de 55% no valor pago por cada mil litros de água (R$ 6,27) em comparação com um cliente comercial sem o contrato premium (R$ 13,97). A Viscofan, fábrica de celulose na zona sul da capital paulista, tem um desconto ainda maior, de 75%, e paga apenas R$ 3,41 para cada mil litros de água consumidos.

Até março de 2014, quando a crise hídrica já era bastante conhecida, os contratos premium eram ainda mais benéficos para os clientes comerciais: eles tinham meta de consumo mínimo, pois pagavam um valor pré-combinado para a Sabesp por um determinado consumo. Se gastassem mais, pagavam um valor extra, mas se gastassem menos que o previsto, pagavam o valor previamente combinado.

Como mostrou a Agência Pública em janeiro deste ano, esse tipo de contrato começou a ser usado em 2002 pela Sabesp como forma de “fidelizar” clientes do comércio ou indústria que têm grande consumo de água.

Os 20 primeiros da lista parcial de maiores clientes da Sabesp:

1 – Manikraft
2 – Agro Nippo Produtos Alimentícios
3 – Tinturaria Pari
4 – Viscofan
5 – Hospital Albert Einstein
6 – SPTrans
7 – Santa Constância Tecelagem
8 – Shopping Eldorado
9 – Colgate Palmolive
10 – Avon
11 – CPTM
12 – Cenuhilton
13 – Eli Lilly
14 – Condomínio W. Torre JK
15 – Shopping Higienópolis
16 – Shopping Villa-Lobos
17 – Procter e Gamble
18 – Brookfield Brasil Shopping 
19 – Clube Hebraica
20 – Esporte Clube Pinheiros

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar