Parlatório
No Datafolha, reprovação de Dilma supera a de Collor
Segundo o levantamento, 71% dos entrevistados avaliam o governo como ruim ou péssimo


A nova rodada da pesquisa Datafolha mostra que Dilma Rousseff tem a mais baixa popularidade entre os presidentes da República desde a democratização, superando até mesmo Fernando Collor, deposto por um impeachment em 1992.
Segundo os novos dados, 71% dos entrevistados avaliam o governo como ruim ou péssimo, enquanto apenas 8% classificam a gestão da petista de boa ou ótima. Na rodada anterior do levantamento, esses números eram de 65% e 10%, respectivamente.
Os números superam os de Collor, que teve 9% de aprovação e 68% de reprovação em seu pior no momento no Planalto. Itamar Franco (12% e 41%), Fernando Henrique Cardoso (13% e 56%) e Luiz Inácio Lula da Silva (28% e 29%) superam tanto Collor quanto Dilma.
Por região, a reprovação a Dilma vai a 77% no Centro-Oeste, 73% no Sudeste e no Sul e 66% no Nordeste, onde o PT conquistou milhões de votos a partir de 2006.
De acordo com a pesquisa, 66% dos entrevistados afirmam que o Congresso deveria abrir um processo de impeachment contra Dilma, ante 63% que responderam afirmativamente no levantamento anterior que trouxe essa pergunta, divulgado em abril.
A pesquisa Datafolha entrevistou 3.358 pessoas com 16 anos ou mais em 201 municípios nas cinco regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.