Parlatório

Metrô: Justiça aceita denúncia do cartel

O escândalo ignorado caminha, lenta, mas inexoravelmente. Ou assim parece

De acordo com a denúncia, o grupo formou um conluio empresarial para vencer uma licitação e reformar 98 trens das linhas azul e vermelha.
Apoie Siga-nos no

A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público contra seis executivos de empresas do setor de transportes, entre elas a multinacional francesa Alstom, acusados de formar um cartel para repartir contratos do Metrô de São Paulo. Tornaram-se réus no processo César Ponce de Leon (Alstom), Adagir Abreu (MPE), Wilson Daré, Maurício Memória e David Lopes (Temoinsa). De acordo com a denúncia do promotor Marcelo Mendroni, o grupo formou um conluio empresarial para vencer uma licitação e reformar 98 trens das linhas azul e vermelha, as mais movimentadas. O valor dos contratos sob suspeita é de 1,75 bilhão de reais. 

Conforme CartaCapital revelou em 2012, o Metrô pagou pela reforma quase o mesmo valor que gastaria com trens novos. À época, o deputado petista Simão Pedro, hoje secretário de Serviços da prefeitura de São Paulo, denunciou o caso à Promotoria. Mas as investigações só tomaram corpo após a Siemens assinar um acordo de leniência com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica em maio de 2013, no qual admitiu participar de um cartel que manipulava licitações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, ambos administrados pelo governo paulista, sob a batuta do PSDB há mais de 20 anos. 

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo