CartaCapital
Seminário na Espanha discute mudanças nas relações trabalhistas
Curso está voltado à capacitação de advogados sindicais para compreensão da realidade de países que atravessam profundas mudanças na área


Entre os dias 23 e 29 de setembro,o Instituto Lavoro, sociação brasileira sem fins lucrativos destinada a desenvolver e difundir estudos científicos sobre relações de trabalho e sindicais em um contexto transdisciplinar, em parceria com a Universidad de Castilla-La Mancha – UCLM, tendo à frente os Professores Antonio Baylos e Joaquín Pérez Rey, realizará, em Toledo, na Espanha, o I Curso/Encontro Hispano-Brasileiro de Advogados Trabalhistas, dedicado a pensar sobre a realidade laboral no Brasil e na Europa, seus desafios e perspectivas futuras. O evento com o apoio das Comisiones Obreras (CCOO) e da Rede LADO de escritórios de advocacia brasileiros.
O Curso está voltado à capacitação de advogados sindicais para compreensão e intervenção na realidade de países que atravessam profundas mudanças nas relações de trabalho e sindicais, inclusive em perspectiva de atuação judicial nas Cortes Internacionais.
Dentro da programação, serão abordados os seguintes aspectos, com aulas ministradas pelos professores da UCLM, advogados que atuam nas entidades sindicais e Cortes europeias e Corte Interamericana, dirigentes da CCOO e da CUT:
- Trabalho e sindicatos contra o neoautoritarismo
- Balanço das estratégias contra a Reforma Trabalhista na Espanha
- Redes de sindicatos e o sindicato no espaço global
- As experiências negociais das federações internacionais – o caso da IndustriALL Global Union
- Os espaços de integração regional e a proteção dos direitos sociais – o caso da União Europeia
- Julgamento de convencionalidade e o Tribunal Interamericano de Direitos Humanos
- Organizando os trabalhadores no ciclo neofascista brasileiro
No corpo de professores, estão Francisco Gualda, diretor do gabinete de estudos jurídicos do CCOO, Sayonara Grillo Coutinho, professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro e desembargadora do TRT 1ª Região, Antonio Baylos, professor catedrático do Departamento de Derecho del Trabajo y Trabajo Social da Universidade Castilla-la Mancha e muitos outros.
Para maiores informações, como programação, valores e hospedagem, há disponível o site da universidade: www.eventos.uclm.es ou pelo contato bruna.marcondes@lado.net.br.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.