Colunas e blogs

Hashtag mostra que burrice do protofascista naScional nos salvará

#STFVergonhaNascional tem erro de português que indica uso de robôs em ação orquestrada para denegrir Supremo nas redes sociais

Hashtag mostra que burrice do protofascista naScional nos salvará
Hashtag mostra que burrice do protofascista naScional nos salvará
Supremo Tribunal Federal
Apoie Siga-nos no

Durante a tarde desta quarta-feira 28 figurou entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil a hashtag #STFVergonhaNascional, um tanto suspeita em seu analfabetismo.

Aos navegantes de primeira viagem, as hashtags são palavras-chave antecedidas pelo símbolo popularmente conhecido como jogo da velha. Ao serem grafadas em mensagens de redes sociais, têm a função de aglutinar posts que tratam do mesmo assunto.

À medida que mais e mais pessoas usam a mesma hashtag, o tema em pauta se põe a subir os degraus dos assuntos mais comentados de uma cidade, de um país ou do mundo. No Twitter, os chamados Trending Topics.

Desde que pai Jucá previu o golpe “com o STF, com tudo”, sabe-se que de fato o STF é uma vergonha nacional – mas jamais uma vergonha naScional, com o S imiscuído entre o A e o N, como quer fazer crer a reforma ortográfica proposta pela supracitada hashtag.

Bolsominions, também se sabe, não são muito afeitos à educação. O próprio ministro da pasta cometeu 33 erros de português em tuítes nos últimos dois meses, conforme reportagem do site DCM. Mas é improvável que tantos e tantos espécimes dessa fauna ruminante possam ter escorregado na mesma casca de banana.

Convenhamos. Estranho no ninho, o S sob suspeita só pode ter se disseminado se fabricado por disparo em massa, produzido por robôs e saído da cabeça pensante de um único iletrado – ou de um diminuto grupo de iletrados, vamos convir.

Conclusão, há uma ação orquestrada para desmoralizar a vergonhosa corte, nos mesmos moldes daquelas tantas que ganharam a eleição disseminando mamadeiras de piroca e quetais.

A burrice do bolsonarismo é uma aliada imprescindível. Já houve o hacker de Araraquara a se apresentar dizendo “hacker aqui” e a grafar um “outrossim”. A burrice do protofascista naScional nos salvará das trevas. Amém.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo