Futebol por Elas

Precisamos dizer chega ao assédio

A discriminação por rótulo de gênero ainda é gigante e a nossa luta por igualdade está longe de terminar

(Foto: Caritas)
Apoie Siga-nos no

Segundo a entidade Fare, aliada da FIFA no controle de discriminação no futebol, ocorreram mais de 45 casos de assédios registrados na Copa do Mundo da Rússia 2018.

Durante os campeonatos anuais do Brasil, são registrados em média 25 casos de assédios por jogo, uma porcentagem altíssima e assustadora para a estimativa de mulheres nos estádios brasileiros.

Não só as torcedoras que sofrem assédios; segue a estimativa de 53% das mulheres sofrem assédios ou algum tipo de violência por colegas nos seus ambientes de trabalho, e apenas 2% das mulheres que trabalham com o esporte não relatam ter sofrido algum tipo de assédio, agressão ou preconceito.

O futebol ainda é um esporte considerado masculino e as mulheres se interessam sofrem preconceitos, discriminações e principalmente assédios físicos e morais.

No Brasil o número de pessoas que gostam de futebol é altíssimo e claro que dentro desse número a maioria é homem, mas essa discriminação vem desde sempre, logo na infância as crianças são expostas a diferença de gênero em que brincar de futebol é coisa de menino e brincar de boneca é de menina; desde cedo esse rótulo é imposto as nossas crianças e segue até a vida adulta, fazendo com que os preconceitos aumentem cada vez mais.

Ser mulher e estar no meio do futebol hoje, ir ao estádio sozinha ou com uma amiga, trabalhar dentro dessa área e mostrar que mulher entende de futebol, não se intimidar com esses preconceitos e querer cada vez mais mostrar que o FUTEBOL É POR ELAS, é sinal de coragem.

Leia também: Anna, o que é impedimento?

Em pleno século XXI, ainda vivemos em um mundo machista, onde escutar mulheres falando sobre futebol é um espanto, ver mulheres jogando ainda é estranho, e mulheres trabalhando nesses meios ainda gera desprezo de muitos.

Óbvio que as mulheres estão ganhando seus devidos direitos aos poucos, já avançamos muito, mas ainda estamos longe de escolhermos o lugar que querermos estar e não sofrer preconceito por isso. A discriminação por rótulo de gênero ainda é gigante e a nossa luta por igualdade está longe de terminar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo