“Foi por ser mulher”, diz treinadora sobre saída da seleção

Para Emily Lima, que atualmente comanda o Santos, saída já estava sendo planejada pela CBF

A treinadora Emily Lima (Foto: Reprodução Instagram)

Apoie Siga-nos no

Ser técnico de futebol é ter que mostrar resultado a cada partida. Atuar nessa profissão é, por si só, estar sempre em uma corda bamba. Para uma mulher parece que o peso é dobrado. Emily Lima é a atual treinadora da equipe feminina do Santos, chegando à final da Libertadores do ano passado e conquistando o título do Paulista. Além disso, ela é a única mulher a ter chegado no comando da seleção brasileira de futebol feminino.

A seleção de mulheres disputou sua primeira partida em 1986. Apesar disso, foram necessários 30 anos para uma mulher a comandar a equipe. Chegar à seleção do seu país é o principal objetivo de um profissional, mas nem sempre é garantia da felicidade.

“Mudou a minha vida como profissional. Aparecem e apareceram muitas oportunidades devido a ser a primeira mulher a estar no comando da seleção. Infelizmente, o que era mais importante pra mim, o trabalho, não consegui fazer”, diz a técnica.

Uma das dificuldades enfrentadas pelos técnicos é o tempo de trabalho. A passagem de Emily pela seleção principal durou apenas 10 meses e contou com um início arrasador: sete vitórias consecutivas. “É uma experiência incrível, mas não foi da maneira que eu esperava. Estava no início de um trabalho que foi quebrado pela metade”, lamenta.

Uma mulher no futebol ainda não é algo natural. Questionada se a passagem breve teve a ver com preconceito, a chefe das Sereias da Vila desabafa: “Acredito que sim. Depois de minha saída descobri algumas coisas. Acredito que foi por conta de ser mulher, estava planejado para isso acontecer”, desabafa. “Mas foi um grande aprendizado e fez com que eu crescesse como pessoa e profissional.”

Lado positivo

Emily é a treinadora do time de futebol feminino do Santos desde o início de 2018. A programação do ano passado foi focada em três competições: Paulista, Brasileiro e Libertadores. O time teve um bom rendimento, conquistando o Campeonato Paulista, chegando às quartas do Brasileiro e à final da Libertadores. Especialmente na competição sul-americana, as Sereias da Vila tiveram um ótimo desempenho ao longo do campeonato. Na final, empataram por 1 a 1 e acabaram derrotadas nos pênaltis.


A técnica também falou sobre os objetivos deste ano. “O alvo é o Campeonato Brasileiro, para colocar novamente o Santos na Libertadores”, resume.

A partir de 2019, os times masculinos da série A do Campeonato Brasileiro têm que cumprir a exigência imposta pela CBF de ter uma equipe feminina. O Santos é das poucas equipes a ter uma mulher no comando.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.