Fora da Faria
Uma coluna de negócios focada na economia real.
IA também é argumento de marketing
O consumidor recorre a sinais externos para inferir a qualidade de um produto. É assim com marcas, celebridades, influenciadores e, cada vez mais, com a tecnologia
POR Adalberto Viviani | 01.09.2025 - 16h46A ‘espiral do risco’ da IA sobre os empregos e o mercado
De um lado, a tecnologia abre novas fronteiras de inovação; de outro, ameaça reduzir justamente os postos de entrada
POR Adalberto Viviani | 25.08.2025 - 16h45A adultização das crianças e a infantilização dos adultos
A ação criminosa de expor crianças nas redes sociais é uma face sinistra de algo que é visível e assumido como normal pela sociedade
POR Adalberto Viviani | 18.08.2025 - 12h36Últimas Fora da Faria

O Brazil não conhece o Brasil
Ao mesmo tempo que o país envelhece, a concentração de renda ganha, também, faces geográficas
Por Adalberto Viviani | 20.05.2025 05h59
Com Trump, a direita troca o livre mercado pelo 'me livre do mercado'
A guinada intervencionista dos republicanos tem empurrado os democratas a rever posições históricas – e deve provocar viradas também no Brasil
Por Adalberto Viviani | 19.05.2025 14h44
O Brasil bebe menos – e a indústria tenta driblar a queda
Muitos fabricantes lançaram produtos com menor teor alcoólico, reduzindo o consumo de álcool sem perder, efetivamente, os consumidores
Por Adalberto Viviani | 12.05.2025 13h04
Pix-refeição
Será o fim dos vales?
Por Adalberto Viviani | 08.05.2025 15h18
Donald derruba Ronald
No primeiro trimestre, as vendas do McDonald's nos EUA caíram 3,6%. No mundo, a queda foi de 1%
Por Adalberto Viviani | 05.05.2025 10h27
'Defender o SUS é tão importante quanto encontrar soluções para os problemas reais'
Dirceu Barbano, ex-presidente da Anvisa e um dos criadores do programa Farmácia Popular, vê com bons olhos a criação de planos populares – desde que regulada
Por Adalberto Viviani | 28.04.2025 16h58
Sentado em cima do dinheiro – literalmente
Notas defeituosas ganham nova vida como móveis de design; já o abismo de consumo entre classes A e D/E continua intocado
Por Adalberto Viviani | 22.04.2025 16h17
O Brazil não conhece o Brasil
Marcos Pazzini, coordenador do estudo IPC Maps, revela o abismo de consumo e conhecimento entre o Brasil real e o Brasil imaginado
Por Adalberto Viviani | 14.04.2025 16h13
10 efeitos (e oportunidades) no mercado após as tarifas de Trump
Com a guerra tarifária entre EUA e China, o Brasil surge como alternativa estratégica para produção, exportação e atração de investimentos
Por Adalberto Viviani | 07.04.2025 09h18
A nova investida da Siemens em tecnologia para competitividade
As perspectivas de negócios para o próximo período no Brasil, diz a empresa, são promissoras, apesar dos desafios macroeconômicos
Por Adalberto Viviani | 31.03.2025 15h34