Fora da Faria
Uma coluna de negócios focada na economia real.
O carrinho de supermercado está cheio de novo
Famílias voltam a consumir, preços cedem, o 13º injeta novo fôlego na economia real... e a onda de pessimismo que marcou o início do ano se desfaz
POR Adalberto Viviani | 01.12.2025 - 15h06A correria do mercado atrás do lucro
Com grupos organizados, eventos recordes e marcas em expansão, a corrida ganha novo significado no Brasil e se transforma em plataforma de negócios e pertencimento
POR Adalberto Viviani | 24.11.2025 - 16h34Brasil perde bilhões ao ignorar a economia da cannabis
Larissa Uchida, cofundadora da ExpoCannabis Brasil, conversou com o 'Fora da Faria' sobre as oportunidades econômicas desperdiçadas pelo atraso regulatório
POR Adalberto Viviani | 18.11.2025 - 18h34Últimas Fora da Faria
É só morango, amor
Fenômenos como o 'morango do amor' surgem e desaparecem em um piscar de olhos. Ou em uma mordida
Por Adalberto Viviani | 04.08.2025 12h47
Snus, uma velha novidade cresce de boca em boca
Com latinhas coloridas e versões saborizadas, o tabaco em pó vem ganhando terreno entre a chamada Geração Z
Por Adalberto Viviani | 28.07.2025 12h04
Produtos fajutos, informações falsas e motivos descabidos
A 25 de Março é provavelmente a menor região do mundo a ameaçar o império americano
Por Adalberto Viviani | 25.07.2025 17h08
Pix, o 'pequeno' inimigo que assusta os EUA
Uma das poucas unanimidades nacionais, o sistema ajudou a bancarizar 70 milhões de brasileiros e agora ameaça o império dos cartões de crédito
Por Adalberto Viviani | 21.07.2025 12h33
Nostradamus e a catástrofe das cervejas
A maioria dos previsões sobre a derrocada deste mercado carece de fundamento e reflete apenas o desejo (ou temor) de prever o futuro
Por Adalberto Viviani | 14.07.2025 16h17
Leões, mamíferos e as armadilhas na selva da publicidade
O risco da 'grande ideia', além de devolver leões, é alimentar a ilusão de que uma sacada resolve tudo
Por Adalberto Viviani | 07.07.2025 15h50
De volta para o futuro
A contraposição entre o antigo e o novo é falsa. O que vale é ter algo que diferencie o consumidor da grande massa e, ao mesmo tempo, o coloque em um grupo
Por Adalberto Viviani | 30.06.2025 15h58
A nova era chinesa no Brasil
Depois dos produtos, agora chegou a vez das empresas de tecnologia e serviços de disputarem o mercado brasileiro
Por Adalberto Viviani | 23.06.2025 10h21
O acordo entre Mattel e OpenAI não é brincadeira
A parceria pode inaugurar um novo salto na indústria de brinquedos e entretenimento
Por Adalberto Viviani | 16.06.2025 11h11
A empresa do Ben, um problema dos bons
A lição se desdobra em uma recomendação para qualquer companhia: não vale a pena trocar de posição pelo lucro
Por Adalberto Viviani | 09.06.2025 11h21