Assine

Fora da Faria

Uma coluna de negócios focada na economia real.

Últimas Fora da Faria

Huawei, a gigante invisível para a Faria Lima

Huawei, a gigante invisível para a Faria Lima

Olhamos para Apple, Samsung ou Nvidia, mas deixamos de lado uma companhia que, em muitas métricas, é tão grande ou maior

Por Adalberto Viviani | 02.10.2025 15h39
Spaten Fight Night: a luta, a briga e os danos (ou não) à marca

Spaten Fight Night: a luta, a briga e os danos (ou não) à marca

Ao ficar em segundo plano, a marca de cervejas se perdeu no ruído. Talvez seja até melhor assim

Por Adalberto Viviani | 29.09.2025 13h15
Vem aí o carro movido a energia solar

Vem aí o carro movido a energia solar

O que está em jogo não é apenas a viabilidade técnica, mas a construção de um novo hábito

Por Adalberto Viviani | 22.09.2025 15h40
Salsicha x brócolis: a batalha desigual da alimentação infantil

Salsicha x brócolis: a batalha desigual da alimentação infantil

A obesidade entre crianças já supera a desnutrição no mundo, empurrada pelos ultraprocessados

Por Adalberto Viviani | 15.09.2025 16h57
O mercado das cervejas e os mitos sobre a geração Z

O mercado das cervejas e os mitos sobre a geração Z

Se, no Brasil, todos tivessem a mesma renda e a mesma formação, talvez (e só o talvez) pudéssemos falar em marcadores homogêneos

Por Adalberto Viviani | 08.09.2025 15h26
Pílulas online

Pílulas online

Com enorme capacidade logística, o Mercado Livre entra no comércio de remédios pela internet

Por Adalberto Viviani | 04.09.2025 15h25
IA também é argumento de marketing

IA também é argumento de marketing

O consumidor recorre a sinais externos para inferir a qualidade de um produto. É assim com marcas, celebridades, influenciadores e, cada vez mais, com a tecnologia

Por Adalberto Viviani | 01.09.2025 16h46
A 'espiral do risco' da IA sobre os empregos e o mercado

A 'espiral do risco' da IA sobre os empregos e o mercado

De um lado, a tecnologia abre novas fronteiras de inovação; de outro, ameaça reduzir justamente os postos de entrada

Por Adalberto Viviani | 25.08.2025 16h45
A adultização das crianças e a infantilização dos adultos

A adultização das crianças e a infantilização dos adultos

A ação criminosa de expor crianças nas redes sociais é uma face sinistra de algo que é visível e assumido como normal pela sociedade

Por Adalberto Viviani | 18.08.2025 12h36
Quando o barato sai caro para as marcas

Quando o barato sai caro para as marcas

O presidente do Assaí alerta para a “inflação invisível” e a redução da qualidade dos produtos, uma aposta que pode afastar consumidores e corroer reputações

Por Adalberto Viviani | 11.08.2025 15h24