Fora da Faria
Uma coluna de negócios focada na economia real.
O carrinho de supermercado está cheio de novo
Famílias voltam a consumir, preços cedem, o 13º injeta novo fôlego na economia real... e a onda de pessimismo que marcou o início do ano se desfaz
POR Adalberto Viviani | 01.12.2025 - 15h06A correria do mercado atrás do lucro
Com grupos organizados, eventos recordes e marcas em expansão, a corrida ganha novo significado no Brasil e se transforma em plataforma de negócios e pertencimento
POR Adalberto Viviani | 24.11.2025 - 16h34Brasil perde bilhões ao ignorar a economia da cannabis
Larissa Uchida, cofundadora da ExpoCannabis Brasil, conversou com o 'Fora da Faria' sobre as oportunidades econômicas desperdiçadas pelo atraso regulatório
POR Adalberto Viviani | 18.11.2025 - 18h34Últimas Fora da Faria
Huawei, a gigante invisível para a Faria Lima
Olhamos para Apple, Samsung ou Nvidia, mas deixamos de lado uma companhia que, em muitas métricas, é tão grande ou maior
Por Adalberto Viviani | 02.10.2025 15h39
Spaten Fight Night: a luta, a briga e os danos (ou não) à marca
Ao ficar em segundo plano, a marca de cervejas se perdeu no ruído. Talvez seja até melhor assim
Por Adalberto Viviani | 29.09.2025 13h15
Vem aí o carro movido a energia solar
O que está em jogo não é apenas a viabilidade técnica, mas a construção de um novo hábito
Por Adalberto Viviani | 22.09.2025 15h40
Salsicha x brócolis: a batalha desigual da alimentação infantil
A obesidade entre crianças já supera a desnutrição no mundo, empurrada pelos ultraprocessados
Por Adalberto Viviani | 15.09.2025 16h57
O mercado das cervejas e os mitos sobre a geração Z
Se, no Brasil, todos tivessem a mesma renda e a mesma formação, talvez (e só o talvez) pudéssemos falar em marcadores homogêneos
Por Adalberto Viviani | 08.09.2025 15h26
Pílulas online
Com enorme capacidade logística, o Mercado Livre entra no comércio de remédios pela internet
Por Adalberto Viviani | 04.09.2025 15h25
IA também é argumento de marketing
O consumidor recorre a sinais externos para inferir a qualidade de um produto. É assim com marcas, celebridades, influenciadores e, cada vez mais, com a tecnologia
Por Adalberto Viviani | 01.09.2025 16h46
A 'espiral do risco' da IA sobre os empregos e o mercado
De um lado, a tecnologia abre novas fronteiras de inovação; de outro, ameaça reduzir justamente os postos de entrada
Por Adalberto Viviani | 25.08.2025 16h45
A adultização das crianças e a infantilização dos adultos
A ação criminosa de expor crianças nas redes sociais é uma face sinistra de algo que é visível e assumido como normal pela sociedade
Por Adalberto Viviani | 18.08.2025 12h36
Quando o barato sai caro para as marcas
O presidente do Assaí alerta para a “inflação invisível” e a redução da qualidade dos produtos, uma aposta que pode afastar consumidores e corroer reputações
Por Adalberto Viviani | 11.08.2025 15h24