Economia
Guardando dinheiro na garrafa
A família Moreira Salles fez uma oferta para assumir o controle da Verallia, líder europeia em embalagens de vidro para bebidas e alimentos


A família Moreira Salles fez uma oferta para assumir o controle da Verallia, líder europeia em embalagens de vidro para bebidas e alimentos e terceira maior do mundo. Presente em 12 países, a empresa opera 32 fábricas, três delas no Brasil.
O desafio, caso a aquisição se concretize, será reposicionar a Verallia para enfrentar um cenário desafiador. As embalagens plásticas avançam no segmento de alimentos, enquanto o setor de cervejas — principal mercado das embalagens de vidro no Brasil — enfrenta dificuldades nos últimos anos.
A pandemia acelerou essa transformação. O consumidor teve uma experiência positiva com as latas de alumínio e, somado ao preço mais competitivo, isso reduziu a preferência pelo vidro. O impacto já aparece nos números: há alguns anos, embalagens de vidro representavam 60% do mercado. Hoje, as latas já dividem esse espaço com leve vantagem, segundo a Nielsen.
No segmento de cervejas low price, a lata domina com 64,53% de participação. Já no mercado premium, o vidro ainda lidera (62,44% contra 37,56%), mas essa diferença encolheu 4% em 2024. O problema? O segmento premium dita tendências e pode arrastar os demais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.