Economia

Guardando dinheiro na garrafa

A família Moreira Salles fez uma oferta para assumir o controle da Verallia, líder europeia em embalagens de vidro para bebidas e alimentos

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Foto: Alaor Filho/AE
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A família Moreira Salles fez uma oferta para assumir o controle da Verallia, líder europeia em embalagens de vidro para bebidas e alimentos e terceira maior do mundo. Presente em 12 países, a empresa opera 32 fábricas, três delas no Brasil.

O desafio, caso a aquisição se concretize, será reposicionar a Verallia para enfrentar um cenário desafiador. As embalagens plásticas avançam no segmento de alimentos, enquanto o setor de cervejas — principal mercado das embalagens de vidro no Brasil — enfrenta dificuldades nos últimos anos.

A pandemia acelerou essa transformação. O consumidor teve uma experiência positiva com as latas de alumínio e, somado ao preço mais competitivo, isso reduziu a preferência pelo vidro. O impacto já aparece nos números: há alguns anos, embalagens de vidro representavam 60% do mercado. Hoje, as latas já dividem esse espaço com leve vantagem, segundo a Nielsen.

No segmento de cervejas low price, a lata domina com 64,53% de participação. Já no mercado premium, o vidro ainda lidera (62,44% contra 37,56%), mas essa diferença encolheu 4% em 2024. O problema? O segmento premium dita tendências e pode arrastar os demais.

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