Fora da Faria
Uma coluna de negócios focada na economia real.
IA também é argumento de marketing
O consumidor recorre a sinais externos para inferir a qualidade de um produto. É assim com marcas, celebridades, influenciadores e, cada vez mais, com a tecnologia
POR Adalberto Viviani | 01.09.2025 - 16h46A ‘espiral do risco’ da IA sobre os empregos e o mercado
De um lado, a tecnologia abre novas fronteiras de inovação; de outro, ameaça reduzir justamente os postos de entrada
POR Adalberto Viviani | 25.08.2025 - 16h45A adultização das crianças e a infantilização dos adultos
A ação criminosa de expor crianças nas redes sociais é uma face sinistra de algo que é visível e assumido como normal pela sociedade
POR Adalberto Viviani | 18.08.2025 - 12h36Últimas Fora da Faria

O mercado das cervejas e os mitos sobre a geração Z
Se, no Brasil, todos tivessem a mesma renda e a mesma formação, talvez (e só o talvez) pudéssemos falar em marcadores homogêneos
Por Adalberto Viviani | 08.09.2025 15h26
Pílulas online
Com enorme capacidade logística, o Mercado Livre entra no comércio de remédios pela internet
Por Adalberto Viviani | 04.09.2025 15h25
IA também é argumento de marketing
O consumidor recorre a sinais externos para inferir a qualidade de um produto. É assim com marcas, celebridades, influenciadores e, cada vez mais, com a tecnologia
Por Adalberto Viviani | 01.09.2025 16h46
A 'espiral do risco' da IA sobre os empregos e o mercado
De um lado, a tecnologia abre novas fronteiras de inovação; de outro, ameaça reduzir justamente os postos de entrada
Por Adalberto Viviani | 25.08.2025 16h45
A adultização das crianças e a infantilização dos adultos
A ação criminosa de expor crianças nas redes sociais é uma face sinistra de algo que é visível e assumido como normal pela sociedade
Por Adalberto Viviani | 18.08.2025 12h36
Quando o barato sai caro para as marcas
O presidente do Assaí alerta para a “inflação invisível” e a redução da qualidade dos produtos, uma aposta que pode afastar consumidores e corroer reputações
Por Adalberto Viviani | 11.08.2025 15h24
É só morango, amor
Fenômenos como o 'morango do amor' surgem e desaparecem em um piscar de olhos. Ou em uma mordida
Por Adalberto Viviani | 04.08.2025 12h47
Snus, uma velha novidade cresce de boca em boca
Com latinhas coloridas e versões saborizadas, o tabaco em pó vem ganhando terreno entre a chamada Geração Z
Por Adalberto Viviani | 28.07.2025 12h04
Produtos fajutos, informações falsas e motivos descabidos
A 25 de Março é provavelmente a menor região do mundo a ameaçar o império americano
Por Adalberto Viviani | 25.07.2025 17h08
Pix, o 'pequeno' inimigo que assusta os EUA
Uma das poucas unanimidades nacionais, o sistema ajudou a bancarizar 70 milhões de brasileiros e agora ameaça o império dos cartões de crédito
Por Adalberto Viviani | 21.07.2025 12h33