Assine

Fora da Faria

Uma coluna de negócios focada na economia real.

Últimas Fora da Faria

O ChatGPT quer te ver nu (ou quase)

O ChatGPT quer te ver nu (ou quase)

A OpenAI, criadora da plataforma de inteligência artificial mais popular do planeta, estuda liberar conteúdo erótico a partir do fim do ano. Mas o que explica essa mudança de rota?

Por Adalberto Viviani | 20.10.2025 16h38
O efeito colateral dos carros chineses

O efeito colateral dos carros chineses

Pode ser uma chance para as empresas brasileiras perceberem as oportunidades ou uma ameaça para quem não entender a dinâmica do mercado

Por Adalberto Viviani | 14.10.2025 13h42
Metanol: Como atacar de verdade o mercado das bebidas adulteradas

Metanol: Como atacar de verdade o mercado das bebidas adulteradas

O 'Fora da Faria' explica como funciona esta cadeia de produção. É porque é preciso levar à cadeia os envolvidos

Por Adalberto Viviani | 06.10.2025 16h23
Huawei, a gigante invisível para a Faria Lima

Huawei, a gigante invisível para a Faria Lima

Olhamos para Apple, Samsung ou Nvidia, mas deixamos de lado uma companhia que, em muitas métricas, é tão grande ou maior

Por Adalberto Viviani | 02.10.2025 15h39
Spaten Fight Night: a luta, a briga e os danos (ou não) à marca

Spaten Fight Night: a luta, a briga e os danos (ou não) à marca

Ao ficar em segundo plano, a marca de cervejas se perdeu no ruído. Talvez seja até melhor assim

Por Adalberto Viviani | 29.09.2025 13h15
Vem aí o carro movido a energia solar

Vem aí o carro movido a energia solar

O que está em jogo não é apenas a viabilidade técnica, mas a construção de um novo hábito

Por Adalberto Viviani | 22.09.2025 15h40
Salsicha x brócolis: a batalha desigual da alimentação infantil

Salsicha x brócolis: a batalha desigual da alimentação infantil

A obesidade entre crianças já supera a desnutrição no mundo, empurrada pelos ultraprocessados

Por Adalberto Viviani | 15.09.2025 16h57
O mercado das cervejas e os mitos sobre a geração Z

O mercado das cervejas e os mitos sobre a geração Z

Se, no Brasil, todos tivessem a mesma renda e a mesma formação, talvez (e só o talvez) pudéssemos falar em marcadores homogêneos

Por Adalberto Viviani | 08.09.2025 15h26
Pílulas online

Pílulas online

Com enorme capacidade logística, o Mercado Livre entra no comércio de remédios pela internet

Por Adalberto Viviani | 04.09.2025 15h25
IA também é argumento de marketing

IA também é argumento de marketing

O consumidor recorre a sinais externos para inferir a qualidade de um produto. É assim com marcas, celebridades, influenciadores e, cada vez mais, com a tecnologia

Por Adalberto Viviani | 01.09.2025 16h46