Colunas e blogs

O islam, as pandemias, os conselhos do profeta e a medicina dos Imames

As orientações do profeta Mohammad têm ligação também com os cuidados da alma e da mente visando o bem-estar geral das pessoas

Apoie Siga-nos no

Há 1.300 anos, quem mais sugeriu boa higiene e quarentena durante uma pandemia foi o profeta ​Mohammad (a paz seja com ele) através de seus ditos (hadiths) que estão em acordo com o livro sagrado Al Corão séculos atrás, mesmo antes de Avicenna e da medicina preventiva.​

Essas orientações estavam ligadas também aos cuidados da alma e da mente visando o bem-estar geral das pessoas bem como a proteção contra as epidemias.​

O profeta disse sobre as pandemias: ​

“Se você ouvir um surto de peste em uma terra, não entre nela; mas se a praga eclodir em um lugar enquanto você estiver nele, não deixe esse lugar.” (Sahih Bukhari)​

“Quem está doente não deve ser colocado com quem está saudável.” (Sahih Muslim)​

Também recomendou aos muçulmanos manter as unhas cortadas e lavar bem as mãos quando forem fazer a ablução obrigatória às cinco orações diárias, ante e depois de comer e depois de usar o banheiro, além de vários tipos de banho referentes a diferentes situações como depois das relações sexuais, de enterrar um morto e outras recomendáveis e obrigatórias.​

O profeta disse também que “a higiene e a limpeza são a metade da fé do crente”. (Sahih Muslim)​

“Quem acorda do sono deve lavar as mãos antes de colocá-las na água para a ablução, porque ninguém sabe onde estavam as mãos durante o sono.” (Sahih Bukhari)​

O profeta também sempre aconselhou as pessoas a procurarem tratamentos para as suas enfermidades.  ​

“Faça uso de tratamento médico, pois Allah não fez uma doença sem indicar um remédio para ela, com exceção de uma doença: a velhice”. (Sahih Abu Dawood)

Ensinou os muçulmanos também a procurar a felicidade e segurança na fé em Allah o Criador, que é capaz de nos proteger em sua infinita misericórdia: ​”E quando estou doente, é Ele quem me cura.” (Sagrado Alcorão 26:80)​

“A fé move as montanhas” (dito ligado a uma passagem da vida do Profeta). Muitos sábios místicos relacionam estas montanhas às nossas glândulas endócrinas.​

“Não nos alcançará senão o que Allah nos prescreveu. Ele é nosso protetor. E que os crentes, então, confiem em em Allah.” (Sagrado Alcorão 9:51).​

Além de uma firme confiança em Allah, nos ensinou a fazer tudo que for preciso para manter a saúde.​

Alguns ditos do profeta Mohammad:​

“Recite Surah Al-Ikhlas (Capítulo 112) e Al-Mu’awwidhatain (Surat Al-Falaq e Surat An-Nas (Capítulos 113 e 114) três vezes ao amanhecer e ao anoitecer, e será suficiente em todos os assuntos.” (Sahih Abu Dawood)​

“Oh Deus, eu busco refúgio em Ti contra a hanseníase, insanidade, mutilação e doenças do mal.” (Sahih Abu Dawood)​

“Quem recitar os dois últimos versos de Surat Al-Baqarah (2:285-286) à noite – eles serão suficientes.” (Sahih, Bukhari)​

“Quem diz, três vezes todas as manhãs e todas as noites, ‘Em Nome de Allah, com Cujo Nome há proteção contra todos os danos na terra e no céu, e Ele é o Oniouviente, o Onisciente’: nada o prejudicará.” (Sahih, Tirmidhi)​

No Al Corão está escrito: ​

“E implorai perdão a vosso Senhor; em seguida, voltai-vos arrependidos para Ele. Por certo, meu Senhor é Misericordioso, Afetuoso.” ​(Sagrado Alcorão 11:90)​

O Imam Ali (A.S.) dizia: “A saúde é a melhor bênção concedida ao ser humano”. ​

Um dos Imames, Ali Al Ridha, conhecido como Ali ibn Mūsā ibn Jafar, o oitavo Imam que viveu na época do sétimo califa Mamun (filho de Harun Rashid). Mamun era um tirano que obrigava os sábios e cientistas a servir a ele em uma época que havia grande efervescência científica. ​

O Imam Al Redha escreveu um tratado sobre medicina, Al-Risalah al-Dhahabiah, ou o tratado de ouro por ter sido escrito com tinta dourada. Um tratado sobre boa saúde e cura de doenças.​

Este tratado que trata de estudos sobre anatomia, fisiologia, química e patologia diz que o sangue, a bílis amarela e a bílis negra e a fleuma (os quatro humores) estão desequilibrados quando a pessoa adoece e que a cura pode ser conseguida através de mudança de hábitos nutricionais e medicinas para a cura dos desequilíbrios causados pelas doenças.​

O Imam Ali al-Ridha fala que nosso corpo é “um reino cujo rei é o coração, enquanto os vasos (sanguíneos), os membros, e o cérebro são os trabalhadores”.

Ele foi envenenado pelo califa com uvas contaminadas com veneno enquanto viajava à Pérsia e está enterrado na mesquita do Imam Ridha em Mashad no Irã, onde milhares de pessoas o visitam para pedir entre outras tantas coisas as curas de suas doenças.​

Sobre ele, o profeta Mohammad muito antes de seu advento na face da Terra disse:​ “Será enterrado um pedaço de mim em Khorassan, onde cada visitante será recompensado por Deus com o Paraíso e livrará seu corpo do fogo”.​

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo