Colunas e blogs

Irã mostra que tem compromisso ético e religioso com a ciência

Está no Alcorão: a busca pelo conhecimento é um dever dos muçulmanos

Apoie Siga-nos no

O Irã desenvolve e coloca no mercado descobertas e produtos de nanotecnologia totalmente nacionais e que não destroem o meio ambiente.

A nanotecnologia é um campo da ciência que estuda o controle e manipulação da matéria a uma escala atômica e molecular. No campo da nanotecnologia, o Irã ocupa o quarto lugar, depois da China, Estados Unidos e Índia.

Durante a XII Feira Internacional de Nanotecnologia em Teheran, o ministro de energia Reza Ardakanian disse que o governo quer usar produtos produzidos por nanotecnologia nacional em escala industrial para purificar a água. Segundo ele, os recursos de água salgada do alto mar podem ampliar este uso da tecnologia.

Esta feira teve a participação de 125 empresas ativas na área de nanotecnologia e houve um crescimento de 15% com relação ao ano anterior. Irã esta começando a trocar os altos custos de traslado de água potável às zonas desérticas pelo uso da nanotecnologia.

Os produtos de nanofiltração desenvolvidos pelos persas podem ser usados em processos de dessalinização e também para reduzir os níveis de turbidez e nitrato encontrados na água e também é um método eficaz para eliminar os metais pesados. Esta é uma alternativa aos projetos caros e problemáticos de levar água aos lugares secos.

Isto é fruto de pesquisas acadêmicas recentes e terá grande futuro na sociedade por questões econômicas e sociais.

O ministro de energia também declarou que o Irã vai considerar uma base ética no desenvolvimento da nanotecnologia de purificação da água para que haja uma base firme e uma política pública da República islâmica de gestão das águas.

Os cientistas iranianos também desenvolveram um detergente nanotecnológico totalmente vegetal, não tóxico, biodegradável e que tem um grande poder tira manchas.

O Alcorão cita várias vezes que a busca pelo conhecimento é um dever dos muçulmanos. A palavra “ilm” (conhecimento) aparece 779 vezes ou 7 vezes em cada surata.

E em tempos de escassez e poluição das águas, de envenenamento e doenças causadas por uso de agrotóxicos nas lavouras, afetando a saúde da população como vemos aqui no Brasil, os cientistas iranianos também desenvolveram um nanopesticida ecológico que mata as pragas sem afetar o meio ambiente.

“E enviamos do céu a água bendita, mediante a qual produzimos jardins e cereais para a colheita. E também as frondosas tamareiras, cujos cachos estão carregados de frutos em simetria, como sustento para os servos; e fazemos reviver, com ela, (a água) uma terra árida. Assim será a ressurreição!” Alcorão sagrado Capítulo 50, Versículos 9-11:

O Islam na sua origem tem um compromisso ético de desenvolvimento das forças produtivas, da ciência e da tecnologia usada para ajudar a humanidade sem destruir o meio ambiente e os seres que vivem nele.

Enquanto os EUA demonizam o programa nuclear iraniano, o Irã mostra que tem compromisso ético com a ciência e com a humanidade, declarando que seu programa nuclear é para fins pacíficos, e tem desenvolvido uma ciência avançada em várias modalidades, independente e sem se importar com os ditames e ingerências do Imperialismo, que já estava desde a revolução, jurado de morte, pelos iranianos com a famosa frase: “Morte a América”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo