Diálogos da Fé

Blog dedicado à discussão de assuntos do momento sob a ótica de diferentes crenças e religiões

Diálogos da Fé

Eventos recentes devem dificultar ainda mais a relação entre esquerda e evangélicos

Declarações de Lula sobre Israel e a desinformação sobre a Ilha do Marajó tiveram efeito devastador para as possibilidades de relação entre evangélicos e esquerda no curto prazo

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

Falei neste espaço algumas vezes sobre a necessidade de a esquerda construir pontes e estabelecer canais de diálogo com os evangélicos. Ao mesmo tempo, também mencionei as dificuldades dessa relação, que não são poucas. Continuo firme na posição de que esse contato é fundamental para o futuro político do campo progressista e, a médio e longo prazo, para a manutenção dos princípios que regem nossa Constituição.

O motivo da insistência é simples: em primeiro lugar,  os evangélicos estão crescendo no país e, caso mantenham a orientação ideológica que majoritariamente manifestaram nos últimos anos, poderão comprometer o poder eleitoral do campo progressista e gerar impactos autoritários em nossa cultura e sociedade. Em segundo lugar, baseia-se em resultados de anos de pesquisa que mostraram que, apesar da inclinação conservadora do grupo, existe espaço para disputa política no seio do evangelismo popular conservador, que, apesar do voto em Bolsonaro nas últimas eleições, não manifesta uma ideologia consolidada de extrema-direita. Quanto a este último ponto, no entanto, acredito que as coisas estejam mudando rapidamente

Dois eventos recentes tiveram efeito devastador para as possibilidades de relação entre evangélicos e esquerda no curto prazo. São eles: as declarações de Lula sobre Israel (ainda possam sentido para muitos) e a comoção em torno das acusações (ao que se sabe, falsas) de que haveria uma rede de prostituição infantil e tráfico de órgãos e pessoas na ilha de Marajó.

Os efeitos das falas de Lula sobre Israel, acusando o país de genocídio e comparando as ações do Estado de Israel com as de Hitler podem fazer sentido para alguns, e podem até ter tido efeitos positivos ao atrair a atenção para a barbárie promovida em Gaza, tentando impedir seu agravamento. No âmbito da política interna, no entanto, os impactos dessas declarações foram claramente negativos para o governo.

Especificamente entre os evangélicos, elas posicionaram Lula e seu governo como adversários de Israel, um país quase sagrado para muitos dentro dessa comunidade. Pode não fazer sentido teológico ou histórico a associação entre o Estado de Israel atual e o Israel bíblico, bem como o status dos judeus atuais como “povo escolhido” aos olhos do Novo Testamento. Fazendo sentido ou não, é inegável que essa percepção é amplamente aceita entre os evangélicos brasileiros, seguindo uma tendência observada entre os americanos. Nos últimos anos, essa visão ultrapassou o círculo dos pastores com grande presença na mídia e se difundiu amplamente entre os evangélicos.

A comoção em torno das acusações de uma suposta rede de prostituição infantil e tráfico de órgãos e pessoas na ilha de Marajó foi outro tema de grande impacto. Centenas, possivelmente milhares, de influenciadores e artistas famosos se mobilizaram pela causa. Independentemente dos fatos ou da veracidade das acusações, que parecem carecer de provas, o assunto sensibilizou profundamente e particularmente o núcleo evangélico da sociedade brasileira. A narrativa de que a ex-ministra da família, mulher e direitos humanos, Damares Alves, trabalhava ativamente para resolver esses problemas e que a situação piorou sob o governo atual, encontrou eco significativo entre evangélicos, sendo amplamente difundida por influencers, pastores e figuras do mundo gospel

Pode-se pensar que a reação negativa dos evangélicos brasileiros a esses eventos seja rapidamente esquecida, como muitas polêmicas nas redes sociais. Contudo, existem razões substanciais para acreditar que seus efeitos serão mais duradouros. Em ambos os casos, há uma conexão direta e significativa entre os temas das polêmicas e valores profundamente prezados pelos evangélicos. No primeiro caso, está a veneração dos evangélicos pelo povo de Israel, tornando alegações de que o governo apoia seus inimigos particularmente sensíveis, alinhando-se à narrativa de que o governo seria anti-cristão. No segundo, destaca-se a valorização da família e das crianças, temas centrais para a comunidade evangélica, e que supostamente estariam sendo ignorados por um governo e campo político inimigo da família.

Para piorar, os eventos aconteceram em um momento de rearticulação do campo bolsonarista, com vistas ao ato de apoio a Jair Bolsonaro no último domingo, dia 25. Justamente nesse período, Bolsonaro estava em evidência e sua relação com as igrejas estava sendo mobilizada.

Caso os fatos confirmem essa tendência, apenas o tempo e os esforços dos progressistas poderão reverter a situação. Vale dizer que, cada vez mais, a iniciativa de aproximação entre progressistas e evangélicos fica menos viável no campo exclusivo das lideranças políticas, e mais dependente de uma aproximação dos progressistas com as bases evangélicas, ou seja, no campo social. Um desafio nada fácil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo