Colunas e blogs

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

Carta de Seyed Ali Khamenei, o líder Supremo da Revolução Islâmica, aos peregrinos do Grande Congresso do Hajj

Apoie Siga-nos no

O louvor é para Deus, senhor dos mundos, que as bênçãos de Deus estejam sobre seu mensageiro, o nobre e fiel Muhammad, selo dos profetas, e sua família purificada, em especial o remanescente de Deus na terra, sobre seus companheiros aceitos por Ele e aquele que pratica o bem até o Dia do Juízo Final.

Todos os anos, a época do Hajj (peregrinação) é um momento de encontro da Ummah (comunidade) Islâmica com a misericórdia do Criador. O chamado no Alcorão “E proclama o Hajj (peregrinação) entre os homens” [Alcorão 22:27] é um chamado para todos ao longo da história, é um convite para desfrutar dessa misericórdia, para que seus corações e almas que buscam Deus, e seus pensamentos e opiniões se beneficiem de seus benefícios, e todos os anos, as lições e ensinamentos do Hajj se propagam pelo mundo islâmico através das congregações de pessoas.

No Hajj, a essência da lembrança divina e da servidão a Deus, que é o elemento fundamental da educação, do progresso e da elevação do indivíduo e da sociedade, bem como o fato de estarem juntos e unidos, simbolizando a singularidade da Ummah, juntamente com o movimento em torno de um único centro em um caminho em direção a um objetivo comum, simbolizando o esforço e a atividade da Ummah sobre a base da afirmação da unicidade divina, e junto com a igualdade de todos os peregrinos e a ausência de distinções, que simbolizam a dizimação da discriminação onde a igualdade de direitos prevalece, fornecendo a todos oportunidades iguais, mostrando um resumo dos fundamentos essenciais para a sociedade islâmica. Cada um dos atos do Hajj são uma alusão simbólica, uma parte da imagem apresentada pelo Islã de uma sociedade ideal.

A troca de conhecimento e bens entre pessoas de diferentes países e lugares distantes, espalhando consciência e experiência, pedindo notícias uns dos outros, removendo a barreiras da ignorância, aproximando os corações e armazenando forças para confrontar inimigos comuns, são vitais e magníficos resultados do Hajj, que de outra forma não seriam alcançados através de centenas de encontros habituais e típicos.

O ritual de Bara’ah (Repúdio) significa recusar todos os casos de impiedade, crueldade, injustiça e corrupção dos tiranos de qualquer época, e levantar contra a intimidação e a injusta cobrança dos arrogantes ao longo da história, é uma das grandes bençãos do Hajj, é uma verdadeira oportunidade para as nações muçulmanas oprimidas. Hoje, repudiando a frente do shirk [politeísmo] e do kufr (descrença) realizados pelos governos opressores – sendo o principal deles os EUA – é como levantar contra a matança dos oprimidos e guerras. É como condenar as fontes do terrorismo, incluindo o ISIS e a American Black Water. É o grito da Ummah Islâmica contra os assassinos sionistas de crianças e seus apoiadores e grupos. É uma condenação dos militares dos Estados Unidos e seus associados, nas regiões delicadas da Ásia Ocidental e do Norte da África, que têm empurrado a dor e o sofrimento das nações além dos limites, trazendo novas catástrofes todos os dias. Significa dizer não ao racismo e à discriminação baseada na geografia, raça e cor da pele. Significa recusar a arrogância e o comportamento vicioso de agressão e sediciosos poderes contra o comportamento digno, nobre e justo recomendado a todos pelo Islã.

Estas são algumas das bênçãos do Hajj Abraâmico que o Islã puro nos convida. E esta é a encarnação de uma parte importante dos ideais da sociedade islâmica que todos os anos, através de cada um dos muçulmanos participantes e dirigidos pelo Hajj, coloca um grande e rico espetáculo, chamando a todos através de uma linguagem clara, para tentar criar tal sociedade.

A elite do mundo muçulmano, alguns dos quais estão agora presentes no Hajj de diferentes países, têm um dever crucial e importante. Essas lições devem ser transferidas para todas as nações e para o público por meio de seus esforços e ingenuidade, e a troca moral de ideias, motivações, experiências e conhecimentos deve ser realizada por eles.

Hoje, uma das questões mais importantes do mundo muçulmano é a Palestina, que está no topo das questões políticas dos muçulmanos, independentemente de sua escola de pensamento, raça e idioma. A maior injustiça na história recente aconteceu na Palestina. Neste caso doloroso, tudo o que uma nação tinha – suas terras, casas, fazendas, bens, dignidade e identidade – foi confiscado.

Com a ajuda de Deus, esta nação não se rendeu à derrota e não desistiu, e hoje eles estão nos campos de batalha, mais veementes e corajosos do que nunca. Mas o resultado final requer ajuda e irmandade de todos os muçulmanos. A manobra de Deal of the Century (Acordo do Século) preparada pelo governo opressor dos EUA e seus traiçoeiros apoiadores, é um crime contra a sociedade humana, e não apenas a nação palestina. Convidamos a todos para uma participação ativa contra os planos opressivos do inimigo, e com o poder e a ajuda de Deus, iremos fazer com que todos os outros atos de opressão da Frente de Arrogância falhem diante da ousadia e da fé da Frente de Resistência.

Deus, Todo Poderoso disse: “Ou (nem suma), intentam conspirar (contra ti)? Qual! Saibam os incrédulos que serão envolvidos na conspiração!” (Alcorão 52:42)

Verdade é o que Deus Todo-Poderoso disse. Suplico a Deus Todo-Poderoso pelo sucesso, bênção, conforto e aceitação de orações por cada um de vocês, respeitados peregrinos.

Seyed Ali Khamenei

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar