Colunas e blogs

Buda não foi um deus e nem será. Foi um ser humano como qualquer um de nós

Pelos princípios do budismo, nada é gerado espontaneamente, tudo tem uma causa e várias condições para existir ou viver

Apoie Siga-nos no

Evitar todo o mal,
cultivar o bem,
purificar a própria mente:
esse é o ensinamento do Buda.
Dhammapada 183

***

Sinto-me honrado em poder dividir os ensinamentos budistas com os leitores de CartaCapital. Trazer à luz de eventos cotidianos o que o Príncipe Sidharta, reconhecido como Buda Shakyamuni, o Iluminado de nossa era. O budismo carece de explicações mais eloquentes tendo em vista a deturpação que sofre nas mãos de poucos estudiosos e muitos especuladores que não se dão ao trabalho de ir para a segunda página.

Existem alguns fatos curiosos que envolvem o budismo e que se propagaram pelos anos sem que fossem devidamente contidos e viram um tipo de “fake news” de décadas. Uma delas é que o budismo é uma “filosofia de vida” e não uma religião.

Ora, filosofia é o conjunto de princípios teóricos que fundamentam, avaliam e sintetizam as ciências particulares e a palavra “religião” é muitas vezes usada como sinônimo de fé ou sistema de crença, mas a religião difere da crença privada na medida em que tem um aspecto público. A maioria das religiões tem comportamentos organizados, incluindo hierarquias clericais, uma definição do que constitui a adesão ou filiação, congregações de leigos, reuniões regulares ou serviços para fins de veneração ou adoração de uma divindade ou para a oração, lugares (naturais ou arquitetônicos) e/ou escrituras sagradas para seus praticantes. A prática de uma religião pode também incluir sermões, comemoração das atividades de um deus ou deuses, sacrifícios, festivais, festas, transe, iniciações, serviços funerários, serviços matrimoniais, meditação, música, arte, dança, ou outros aspectos religiosos da cultura humana.” Ou seja, não faz sentido classificar o budismo como filosofia e sim como uma religião antiga e muito bem estruturada.

E falando nisso, vamos ao segundo fato curioso: budismo é uma religião ateia! Sim, isso mesmo, não existe a crença em um demiurgo (segundo o filósofo grego Platão – 428-348 a.C. -, o artesão divino ou o princípio organizador do universo que, sem criar de fato a realidade, modela e organiza a matéria caótica preexistente através da imitação de modelos eternos e perfeitos), ou um deus. Buda não foi um deus e nem será, foi um ser humano como qualquer um de nós, asseguradas as devidas diferenças de entendimento do mundo de cada um de nós. Mas no fim, não temos uma figura criadora e julgadora dos nossos princípios, porém não significa que estamos livres para fazermos o que quisermos sem uma consequência direta.

Toda essa religião é focada em um princípio que chamamos de Lei da Originação Dependente que diz que tudo tem um princípio e um fim, gerando novo princípio e novo fim e assim por diante. Ou seja, nada é gerado espontaneamente, tudo tem uma causa e várias condições para existir ou viver. Por exemplo, a causa para uma árvore existir é a semente, mas as condições são o solo, a água, o sol. E essa árvore vai ser a causa de muitas outras que surgirão de suas sementes e daí por diante. Nada ou ninguém precisa interferir nesse ciclo. Isso também ocorre na vida cotidiana.

Reclamamos da situação do país, seja qual for, mas nunca analisamos as causas. Reclamamos da corrupção mas a causa dela é termos políticos corruptos que encontram condições para ter tal postura. Mas qual a causa do corrupto? Quem o elegeu! E talvez a falta de educação adequada seja a causa de eleitores mal informados ou mesmo a cultura de levar vantagem no Brasil nos leve a refletir em nossos políticos as causas e condições que queremos para nós mesmos. Não se trata de uma questão punitiva por um ser superior, trata-se apenas de uma concatenação constante de eventos.

Pois esse será o tom dessa coluna. A análise de fatos corriqueiros de nosso país e mundo sob o aspecto do budismo, ou seja, da Lei de Causa, Condições, Volição e Efeito. Espero que o leitor venha nessa jornada de conhecimento comigo para entender melhor essa nossa religião de mais de 2.600 anos.

Namu Amida Butsu!

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo