Olho na COP
Veterano das grandes conferências mundiais, o repórter Maurício Thuswohl acompanha os preparativos e bastidores e desafios da Conferência do Clima em Belém.
Olho na COP
Hospedagem acessível para jovens na COP30: conheça as opções
Se você não se incomoda com (a falta de) luxo, existem algumas opções para participar das discussões climáticas em Belém


As notícias sobre os preços de hospedagem durante a COP30 assustam. Mas, se você é jovem e não se incomoda com (a falta de) luxo, existem algumas opções para participar das discussões climáticas em Belém de graça ou pagando relativamente pouco.
Uma boa opção, disponibilizada pelo Governo do Pará, é a Escola Estadual Cordeiro de Farias, localizada no Bairro do Souza. O período de hospedagem vai de 3 a 22 de novembro, com diária no valor de 50 dólares que poderá ser paga diretamente na plataforma da empresa contratada pelo governo. Serão disponibilizados 396 leitos, oito beliches por sala de aula (transformada em quarto). Serão 24 salas distribuídas em dois pavimentos, e 19 delas estarão adaptadas para acessibilidade. A escola dispõe de seis banheiros, sendo dois adaptados, e a empresa responsável garantirá toalhas e roupas de cama para todos os participantes hospedados. Segundo o governo, só poderão ficar hospedados na escola jovens participantes da COP30.
Mas, se você não tem dinheiro para gastar com hospedagem, a opção é o Acampamento de Juventudes, organizado em parceria da Secretaria Nacional de Juventude do governo federal com o mandato de Jovem Campeã Climática da COP30. O acampamento, totalmente gratuito, será erguido no Curro Velho, localizado no Bairro Telégrafo, e funcionará no período de 9 a 22 de novembro. O espaço contará com aproximadamente 300 acomodações, também organizadas em quartos com oito beliches cada um, todos com chave de segurança. O local contará com oito banheiros fixos e dois banheiros adicionais em contêineres, todos equipados com chuveiro, vaso sanitário e vestiário, além de divididos por gênero e idade. O acampamento contará também com salas climatizadas e com internet para uso das delegações e equipes de trabalho e uma programação própria de debates e atividades. Segundo a organização, “será possível acampar também em barracas e colchões, mas, nesses casos, a responsabilidade sobre os pertences é de cada participante”.
Tanto na Escola Estadual Cordeiro de Farias quanto no Acampamento de Juventudes somente será permitida a hospedagem de pessoas maiores de 18 anos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.