COP30
Disque 100 terá linha exclusiva para o registro de denúncias durante a COP30
O canal já está ativo e ficará disponível por tempo indeterminado
O Disque 100, canal mantido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, terá uma linha exclusiva para o registro de denúncias de violações aos direitos humanos durante a COP30. Ao ligar, o denunciante ouvirá a mensagem: “Se a sua denúncia estiver relacionada à COP30 em Belém do Pará, digite zero”. Ao selecionar essa opção, a central de atendimento será informada automaticamente e garantirá o tratamento adequado e a análise direcionada.
Segundo o governo, o canal exclusivo do Disque 100 permitirá identificar e contabilizar, de forma precisa, as ocorrências de violações de direitos humanos associadas à Conferência: “Mesmo que o denunciante não utilize o dígito zero caso a queixa esteja relacionada à COP30, mas o atendente identifique essa ligação, a ocorrência também será contabilizada dentro do conjunto de registros relacionados à Conferência. O sistema foi desenhado para permitir uma coleta ampla e precisa dos dados”, informa o MDHC.
O canal já está ativo e ficará disponível por tempo indeterminado após o término da COP30.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

