Olho na COP

Veterano das grandes conferências mundiais, o repórter Maurício Thuswohl acompanha os preparativos e bastidores e desafios da Conferência do Clima em Belém.

Olho na COP

A percepção da COP30 no exterior, segundo a Quaest

A maioria das menções desfavoráveis foram postadas nos Estados Unidos – país que, sob Donald Trump, abandonou o Acordo de Paris

A percepção da COP30 no exterior, segundo a Quaest
A percepção da COP30 no exterior, segundo a Quaest
Desânimo. ONGs críticas à exploração de petróleo na Amazônia foram preteridas no Pavilhão Brasil. André Corrêa do Lago e Marina Silva tentam evitar um fiasco – Imagem: João Paulo Guimarães/Movimento dos Atingidos por Barragens e Antonio Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Quaest a pedido do jornal O Globo revelou que, a se levar em conta as postagens feitas nas redes sociais na primeira semana de outubro, é grande a percepção negativa da COP30 no exterior. Segundo a pesquisa, 37% das postagens foram negativas e 45% neutras. Apenas 17% das postagens no exterior foi positiva. Já no Brasil, o resultado foi de 26% de menções negativas, 21% de positivas e 53% de neutras.

A principal queixa tanto nas postagens negativas nacionais quanto nas internacionais é quanto ao preço dos hotéis e a falta de estrutura de Belém. Curiosamente, a maioria das menções desfavoráveis à COP30 foram postadas nos Estados Unidos, país que, sob Donald Trump, abandonou o Acordo de Paris e estará presente apenas de forma protocolar na Conferência.

Decisão de Capa

Expediente utilizado pelas presidências de diversas COPs, nem sempre por causas nobres, as chamadas “decisões de capa” são documentos políticos que, inseridos na síntese de decisões finais das conferências, elencam e fazem propostas sobre assuntos que não necessariamente serão objeto de consenso nas negociações diplomáticas oficiais.

Uma célebre – e polêmica – decisão de capa foi publicada pela presidência da COP27, realizada em Sharm El-Sheik em 2022, para atender à indústria de petróleo e gás. O Brasil, em geral, é crítico das decisões de capa, mas pode recorrer a elas na COP30 diante do impasse em questões-chave como desmatamento, financiamento e descarbonização da economia. Durante a Pré-COP realizada em Brasília, o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, discutiu com diversos países a possibilidade de incluir na declaração final alguns assuntos que ficarem “órfãos” durante as discussões oficiais entre governos.

Participação em Saúde

Terminou na sexta-feira 17 na Universidade de Brasília o encontro promovido pelo Conselho Nacional de Saúde com conselheiros de todo o Brasil para discutir as propostas do setor que serão levadas à COP30. Com foco na consolidação de estratégias para o enfrentamento às mudanças climáticas, o Fórum Interconselhos faz parte da mobilização social promovida pelo CNS e, a partir das propostas aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde, levará a Belém contribuições estruturadas em seis eixos: Energia, Indústria e Transporte; Florestas, Oceanos e Biodiversidade; Agricultura e Sistemas Alimentares; Cidades, Infraestrutura e Água; Desenvolvimento Humano e Social; e Catalisadores de Financiamento, Tecnologia e Capacitação.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo