Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Zé Geraldo se surpreende com bom público na volta aos palcos

Cantor e compositor lança álbum com Francis Rosa somente com músicas ‘pé no mato’

Foto: Alessandra Fratus/Divulgação
Apoie Siga-nos no

Zé Geraldo já fez cerca de 20 shows desde a diminuição drástica de regras de isolamento social por conta da pandemia. O retorno aos palcos, diz o artista, tem sido surpreendente: “Nunca tive tanto assédio na minha carreira. Aumentou muito. Estou feliz com este momento”.

O cantor e compositor, com mais de 40 anos de carreira, acredita que na pandemia as pessoas tenham escutado mais suas músicas. O número de seguidores nas redes sociais também aumentou.

“A minha música é pouco tocada no rádio. Apareço pouquíssimo na televisão. Mas quase todos os lugares que tenho ido têm público grande, as pessoas cantam minhas músicas, têm público mais velho e geração de jovens, independente de eu ter pouca mídia, como foi sempre comigo”, diz. 

No início da pandemia, Zé Geraldo conta ter resistido a compor. No primeiro momento, “achava que não ia fazer nada”. Depois de alguns meses, porém, começou a realizar lives e a se reconectar com seu público. “Felizmente consegui. Acostumei com a situação”. 

Novo disco

“Eu tenho um pé no mato e um pé no rock. E há tempos queria fazer um disco só pé no mato para lembrar minhas origens, lembrar o som que remete a minha infância”, diz. “O disco é um pé no mato, de muita viola”, acrescenta sobre o novo álbum chamado O Poeta e o Violeiro, feito em parceria com Francis Rosa, que será lançado em outubro.

“Sonoridade e os temas remetem o período que morei no interior, o sertanejo raiz. Era o que ouvia. Não tenho como apagar isso”, diz.

Francis Rosa, de Joanópolis, interior de São Paulo, tem alguns trabalhos lançados. “Houve uma identificação muito grande com ele”, afirma Geraldo. “Ele tem pé no mato e pé no rock também, como eu”. 

O disco terá 11 faixas. A que dá nome ao álbum é uma composição de Zé Geraldo com Francis Rosa – e conta na abertura com uma declamação de Xangai -, duas músicas no disco novo são somente de Zé e outras duas somente de Rosa. As outras seis são com parceiros, como Paulo Simões, Guga Borba e Guito.

Na discografia de Zé Geraldo, os seus álbuns costumam ter até três músicas com estilo que está lançando agora, com o pé no mato. Outras canções têm influência do rock, do blues e do folk. Zé Geraldo chegou a lançar o DVD Um Pé no Mato – Um Pé no Rock (2006).

O último disco de inéditas de Zé Geraldo saiu no final de 2019, o Hey, Zé!, mas ele trabalhou pouco o álbum porque logo veio a pandemia. O músico revela que está com um disco solo engatilhado para lançar, que deve sair depois de O Poeta e o Violeiro. “Estou compondo bastante”, diz.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo