Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Xande de Pilares afirma já pensar em novo disco sobre a obra de Caetano Veloso

O sambista diz chorar toda vez que ouve ‘Gente’. O baiano também ficou aos prantos no estúdio de gravação

Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

Xande de Pilares tem ouvido todos os dias o álbum que lançou com dez canções de Caetano Veloso. O sambista diz que o ato não é comum em seus trabalhos, porque sempre encontra um defeito, mas desta vez tem sido diferente.

O músico, que nasceu no Morro da Chacrinha e viveu em outras comunidades do Rio de Janeiro, declara em entrevista a CartaCapital estar “viciado” no disco e “orgulhoso” da conexão que fez com Santo Amaro, terra natal do baiano.

Caetano chegou no passado a convidá-lo para fazer um show em voz e cavaquinho, mas Xande afirma ter ficado “apavorado” com a ideia. Sumiu por um tempo, até que se reaproximou e finalmente amadureceu a proposta de lançar um álbum com as canções do baiano.

Contudo, Caetano avisou a Xande que seria “chover no molhado” gravar os sambas que já tinha registrado. A proposta era reunir as canções que fogem ao gênero e fazer arranjos para o samba.

O recado foi também para Pretinho da Serrinha, músico que havia levado Xande ao encontro do baiano e de sua mulher, Paulo Lavigne, idealizadora do projeto.

O sambista exalta o trabalho de Pretinho, responsável pela direção musical e pelos arranjos. Um time de instrumentistas excepcional deu o toque final nas canções. “Cada músico ali deixava um caminho para eu percorrer (com a interpretação). Foi dessa forma tão brilhante. Trabalho lindo.”

Entre os músicos, estão Carlinhos Sete Cordas, Rogério Caetano (violão), Hamilton de Holanda (bandolim), Dirceu Leite (sopros), Gabriel Grossi (gaita) e Bebê Kramer (acordeon).

O disco chegou a fechar com 11 canções, mas decidiu-se por relacionar dez. A que ficou de fora deve ser lançada como faixa-bônus: trata-se da música Irene, que ouvia sua vó – Irene – cantar na infância.

Irene e Muito Romântico (conheceu na voz de Roberto Carlos) Xande nem sabia que eram composições de Caetano.

Xande afirma também que não abriu mão de gravar O Amor, que ouviu ainda garoto na voz de Gal Costa.

Outras canções lembram sua infância, como Alegria, Alegria (tema de novela de sua época) e Qualquer Coisa (na escola, o professor pediu para os alunos escreverem sobre a música).

Em Gente, cujo vídeo da gravação viralizou com Caetano Veloso ouvindo-a aos prantos, Xande diz que teve de se segurar para não chorar também.

“É a música em que, quando coloco para tocar o álbum, eu choro, porque fico lembrando do choro do Caetano”, revela. “Mas vou destacar por qual sou mais apaixonado: Luz do Sol”.

Completam o disco Tigresa, Diamante Verdadeiro, Trilhos Urbanos e Lua de São Jorge.

“Já estamos pensando até em Xande Canta Caetano volume 2”, diz. No show sobre o álbum, devem ser inseridas mais músicas de Caetano, além de Tá Escrito (“Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé/ Manda essa tristeza embora…”), de Xande, gravada pelo baiano.

Assista à íntegra da entrevista:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo