Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Uma década do registro que resume a reluzente obra de Arlindo Cruz

O DVD ‘Batuques do Meu Lugar’ completa 10 anos e percorre o repertório que marca a carreira de um dos grandes sambistas contemporâneos

Foto: Marcos Hermes/Divulgação
Apoie Siga-nos no

Batuques do Meu Lugar, do cantor e compositor Arlindo Cruz, é uma aula de samba. Gravado ao vivo no dia 6 de junho de 2012 no Terreirão do Samba, no centro do Rio, poucos meses depois, foi lançado em DVD com 25 faixas e em CD com 15. 

O registro audiovisual é primoroso e todas as faixas estão disponíveis separadamente no canal do YouTube de Arlindo Cruz. O trabalho resume a reluzente obra do sambista, que não é marcado apenas por suas composições, mas interpretações de sambas fortes de outros compositores do gênero.

O projeto lembra ainda os 30 anos de carreira do músico que integra a brilhante geração do Cacique de Ramos, composta por compositores, cantores e instrumentistas responsáveis por renovar o samba, sem perder de vista as raízes – além de Arlindo, a lista conta com Luiz Carlos da Vila, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Neoci, Sombrinha, Elaine Machado, Cleber Augusto, Bandeira Brasil, Beto Sem Braço, Bira Presidente, Sereno, Ubirany, Pedrinho da Flor, Marquinhos China, Cláudio Camunguelo, entre alguns outros. 

No DVD do Arlindo, a banda é primorosa e é acompanhada por grupos de dança, escola de samba e convidados de peso.

Faixas

Há várias faixas de destaque no registro. O DVD abre com o belo ijexá Batuques do Meu Lugar (Arlindo e Rogê), com corpo de balé representando várias manifestações. Na sequência, um pot-pourri de partido alto. Depois, entra o jongo da serrinha que divide com cantor o palco.

O DVD segue com o belíssimo samba contemporâneo O Bem (Arlindo e Délcio Luiz). Vem o samba mais do que carioca É Religião (Arlindo e Cláudio Jorge). Entra Zeca Pagodinho que, com Arlindo, agrupa três sambas, dois em parceria além da clássica Ainda É Tempo Pra ser Feliz (Arlindo, Sombra e Sombrinha).

Seguem três faixas até desaguar na participação da potente Alcione, em Quando Falo de Amor (Arlindo, Fred Camacho e Almir Guineto). Novo pot-pourri com três pagodes de fundo de quintal. Vem, então, o samba de primeiríssima Trilha do Amor (André Renato, Gilson Bernini e Xande de Pilares), com participação primorosa de Caetano Veloso.

Nas outras três faixas, execução de pagodes e partidos. Após, aparece o samba com inesquecível refrão: Meu Nome É Favela (Rafael Delgado). As duas faixas seguintes de sambalanços têm a participação de Rogê (que tem um disco gravado com Arlindo), sendo uma delas também com a presença de Seu Jorge e muitos dançarinos.

Clássicos

Marcelo D2 canta na sequência com Arlindo Cruz o excelente samba dele com Luiz Carlos da Vila Sem Endereço. O parceiro Sombrinha, com quem gravou alguns discos juntos no início da carreira, entra e divide com Arlindo duas músicas na mesma faixa, incluindo O Show Tem que Continuar, obra-prima de Arlindo, Sombrinha e o inesquecível Luiz Carlos da Vila.

Depois, Arlindo faz deferência a Candeia com um dos seus notáveis sambas: Testamento de Partideiro. Após, a obra-prima Meu Lugar (Arlindo e Mauro Diniz), uma ode a Madureira.

O DVD termina com três sambas-enredo, dois vencidos por Arlindo aquele ano (Vila Isabel e Império Serrano), e o antológico Bum Bum Paticumbum Prugurundum (Beto Sem Braço e Aloísio Machado). Nessa hora mestre-sala e porta bandeira e a bateria do Império Serrano, escola de coração do Arlindo Cruz, já estão em plena ação.

O fechamento conta também com participação do filho de Arlindo Cruz, Arlindinho, responsável hoje em carregar o legado do pai depois de sofrer um AVC em 2017.

A direção musical da gravação é do maestro Ivan Paulo, já falecido. A banda desse registro é a seguinte: Paulinho Bonfim (bateria), Azeitona, Marechal, Tico, Marcelinho Moreira, Marcos Esguleba (percussão), Angela Sol, Ronaldo Barcellos, Debora Cruz, Rogê, Ari Bispo, Arlindo Neto (vocal), Gegê, Marcio Hulk Almeida, Marcio Vanderley (cavaquinho), Julinho Santos (violão, guitarra), Chocolate (baixo), Nelio Junior (teclados), Dirceu Leite (sopros) e Marlon Sete (trombone).

Trata-se de um memorável registro musical de Arlindo Cruz, do samba, das nossas referências musicais. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar