Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Sérgio Pererê canta repertório de Milton Nascimento em um sensível show

Canto Negro para o cantor mineiro tem apresentações tocantes e músicos empenhados no bom projeto

Foto: Tamás Bodolay
Apoie Siga-nos no

Múltiplo artista e digno representante da conexão mineira com a ancestralidade negra, Sérgio Pererê mostrou nos últimos dias do ano passado um sensível show, dividido em quatro apresentações, sobre o repertório de um ícone da música brasileira.

Canto Negro para Milton Nascimento, de Sérgio Pererê e envolvente banda, está disponível no canal do YouTube do artista. A produção e a direção musical são do próprio Pererê e de Richard Neves. As quatro apresentações, que formam um extenso show de cerca de 3 horas, foram gravadas em um teatro de Belo Horizonte sem público, por causa da pandemia.

O projeto tem bons arranjos, com variação musical e interpretação apaixonada e sensível de Sérgio Pererê. O artista dá um tom particular e nobre às canções interpretadas por Milton Nascimento.

A banda interage bem com Pererê e conta com Acauã Rane (baixo elétrico e guitarra), Richard Neves (teclados), Camila Rocha (baixo elétrico e baixo acústico), Débora Costa (percuteria e pad eletrônico) e André Siqueira (flautas e pífanos). O próprio Sérgio Pererê toca alguns instrumentos pouco conhecidos, alguns marcadamente afros, como djeli ngoni, ronroco, ilimba, mbira e tama.

Cada apresentação conta com convidados da boa cena musical mineira. Na primeira, os convidados são Ohana, Jessica Gaspar e Gui Ventura. Depois, Douglas Din. Na terceira apresentação, participação de Tamara Franklin, Raphael Sales e Robert Frank. A última tem Azzula, Nath Rodrigues e Tom Nascimento.

Sérgio Pererê pretende transformar o projeto em um álbum com até 13 faixas. No primeiro ano da pandemia, o músico chegou a lançar cinco álbuns. Em 2021, registrou alguns projetos, como este em homenagem a Milton Nascimento, que pretende apresentar ao longo do ano. Um deles foca no samba e outro na cultura afro-mineira, a qual conhece muito bem.

O artista foi um dos selecionados neste ano pelo importante edital Natura Musical. Assim, pelo programa, lançará ainda o trabalho inédito Canções de Outono.

Pererê é um artista inquieto e múltiplo. Nesse projeto Canto Negro para Milton Nascimento, em um dado momento, ele cita a filosofia Ubuntu, originária do continente africano, que apresenta o conceito de que a sua existência está conectada às outras existências, notadamente as pessoas. O cantor trabalha muito bem essa conexão no show extenso dedicado ao repertório de Milton. Seria aplaudido de pé se plateia presente houvesse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo