Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Projeto une tradição de coral Guarani com sonoridade contemporânea

Aldeia capixaba grava sua ancestralidade com inserções sonoras percussivas, de concerto e de eletrônica

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O projeto fonográfico tem o nome de Originários do Agora – Música Ancestral Contemporânea. O trabalho recém-lançado traz músicas inéditas do Coral Kuara’y Retxakã, da aldeia guarani Tekoá Mirim, no município de Aracruz, no Espírito Santo. 

São sete canções ancestrais gravadas com sonoridade contemporânea e inserções percussivas, como do handpan, instrumento musical circular, parecendo uma panela redonda grande, tocado com as mãos que produz som metálico. Há no álbum inserção também de músicas de concerto, com quarteto de violoncelos, fagote e trompete, e música eletrônica.

Luccas Martins, paulista que mora há quatro anos na capital capixaba, é o responsável pela produção musical. Ele desenvolve a inserção do handpan em grupos de música tradicional, como as do povo Guarani. 

“Nas minhas primeiras visitas à aldeia levei o handpan e  o apresentei ao povo, que logo se interessou. Assim, interagimos, eu com o instrumento e eles com o coral, acompanhados de violão, tambor e maracá”, conta o percussionista.

Duas faixas do álbum com introdução de música eletrônica têm produção do duo Nava, composto por Chico Corrêa e João Meirelles. A captação do coral foi feita dentro da casa de reza da aldeia Tekoá Mirim. O álbum sai pelo selo Lôa Discos. 

“A ideia foi fazer um disco que preserve e registre a ancestralidade do povo Guarani, mas que, ao mesmo tempo, seja potente o suficiente para fazer com que a música dos povos originários ocupe espaços culturais e mercadológicos dos não indígenas”, diz Luccas sobre a inserção de instrumentos de música de concerto e de beats e sintetizadores da música eletrônica. 

“É uma preocupação fazer inclusão que aponte imediatamente para a urgência da reparação histórica também, com o máximo de verdade dos artistas e maior amplitude possível de sonoridade”.

Acapa do álbum teve o conceito desenvolvido pela fotógrafa Giulyanna Cipriano e traz imagens do cotidiano da aldeia e fotos de objetos de artesanato produzidos pelo povo Guarani.

O Coral Kuara’y Retxakã é integrado por Rosiane Martine da Silva, Rosanir Martine da Silva, Suzana da Silva, Rosana da Silva, Marilza da Silva, Rodrigo da Silva e Walter Santos de Azevedo – coral mirim: Yasmin Leonato da Silva, Isabelly Leonato da Silva, Ayla Silva Vaz, Raissa Pereira da Silva e Maria Flora Martine dos Santos.

Participam ainda da iniciativa como músicos Jader Finamore (teclados e trompete), Renato Oliveira Gota (teclados e pífano), Heleno Feitosa (fagote) e Federico Puppi (violoncelos).

O projeto foi contemplado pelo programa Valorização da Diversidade Cultural Capixaba do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo