Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

O boi-bumbá da Ilha de Marajó de Mestre Damasceno cai no samba

Artista popular marajoara lançou álbum neste ano e a escola Paraíso do Tuiuti integrou a sua história ao enredo do carnaval 2023

Foto: Guto Nunes/Divulgação
Apoie Siga-nos no

Damasceno nasceu no município de Salvaterra, na Ilha de Marajó. Ficou cego aos 19 anos em decorrência de um acidente de trabalho. Passou a compor, gravou um álbum e tornou-se mestre. O artista popular tinha tradição de colocar o boi-bumbá na rua e, como o búfalo é o animal-símbolo marajoara, trocou o desfile que promovia na vila em que vive para búfalo-bumba.

O enredo Mogangueiro da Cara Preta, que a escola de samba Paraíso do Tuiuti levará à avenida no carnaval 2023 do grupo especial do Rio de Janeiro, referencia a Ilha de Marajó.

Em trecho da sinopse dos carnavalescos Rosa Magalhães e João Vitor Araújo da Tuiuti, há a citação do artista popular: “Aproveitando as influências de festas nortistas, Mestre Damasceno, grande artista popular marajoara, criou um ‘Búfalo–Bumbá’, uma adaptação do Auto do Boi, tendo como figura central o búfalo”.

O documentário Mestre Damasceno: o Resplendor da Resistência Marajoara, de Guto Nunes, lançado há alguns anos, retrata bem o papel do artista na sua cidade e a importância da transmissão do saber oral. 

Mestre Damasceno, pescador, repentista, compositor de sambas, toadas, carimbos e xotes, é um afro-indígena. Em Salvaterra, arrasta o povo com seu búfalo-bumba. As toadas do boi na rua têm a participação de crianças, que se envolvem interagindo com as histórias associadas à tradição. 

Neste ano, Mestre Damasceno e o grupo Nativos Marajoara lançaram o álbum Encontro D’Agua, com o apoio da Lei Aldir Blanc. O disco tem a participação da cantora Dona Onete na faixa que abre o trabalho, Feira do Veropa

O disco, disponível nas plataformas digitais de música, tem 11 faixas do carimbó marajoara, retratando a natureza e as paisagens e o ambiente locais. No registro, o som dos curimbós (tambor), violão e banjo, sopros e maracas (chocalho indígena). Mestre Damasceno é a arte popular na sua essência.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo