Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Novo filme narra a história de Zé Ketti, de obra inesquecível no samba

Documentário bem roteirizado mostra a vida do sambista, com depoimentos históricos

Novo filme narra a história de Zé Ketti, de obra inesquecível no samba
Novo filme narra a história de Zé Ketti, de obra inesquecível no samba
Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

Eu Sou o Samba, Mas Pode me Chamar de Zé Ketti, de Luiz Guimarães de Castro, entremeia a história de José Flores de Jesus (1021-1999), o Zé Ketti, com performances musicais de sua inesquecível obra.

O documentário é bem roteirizado e as declarações do sambista, extraídas de gravações históricas, são bem significativas.

O filme estreou na 16ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, que acontece em São Paulo, e pode ser visto gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play até o fim da mostra, em 23 de junho.

O longa ainda apresenta depoimentos de familiares e gente do samba, além de relatar passagens da vida do sambista no Rio de Janeiro e o seu envolvimento com o cinema e o teatro. O longa-metragem destaca com ênfase sua relação com a crítica social.

Zé Ketti é autor de sambas memoráveis, como Acender as Velas, Diz que Fui por Aí (com Hortêncio Rocha), Leviana, Mascarada (com Elton Medeiros), Nega Dina e Máscara Negra (com Hildebrando Pereira Matos), marcha-rancho símbolo do carnaval.

O filme apresenta essas e outras canções do artista, com interpretações de Paula Santoro, Ilessi, Mariana Baltar e Fernando Procópio – este, pertencente a uma das dinastias do samba carioca e responsável ao longo do filme por fazer ligações de Zé Ketti com outros participantes.

A música Opinião (“Podem me prender / Podem me bater / Podem até deixar-me sem comer / Que eu não mudo de opinião”) ganhou o público e virou uma antológica peça de teatro, símbolo da resistência ao golpe de 1964. Zé Ketti foi ator nesse projeto, função que já exercia desde o filme Rio, 40 Graus (1955), de Nelson Pereira dos Santos.

Ele havia sido chamado pelo cineasta para musicar o filme, e o samba A Voz do Morro (“Eu sou o samba/ A voz do morro, sou eu mesmo, sim, senhor”), recém-composto, entrou como tema principal.

O sambista conta essas e mais algumas histórias, em meio a performances com suas músicas e depoimentos, como o de Zé Renato, que em 1996 lançou um álbum sensacional com a obra de Zé Ketti chamado Natural do Rio de Janeiro.

Zé Ketti é um grande personagem da música brasileira e possui uma obra muito peculiar, que o levou a se aproximar do mundo artístico da zona sul do Rio no início de carreira, indo além das rodas de samba e das quadras das escolas. Suas músicas em tom de crônicas político-sociais chamaram a atenção da intelectualidade.

Eu Sou o Samba, Mas Pode me Chamar de Zé Ketti é um documentário importante para manter o artista vivo na memória.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo