Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Minidocumentário mostra queda e redenção de Nego Bala

Vídeo que ganhou prêmios internacionais mostra a detenção do músico aos 12 anos até lançar seu 1º disco uma década depois

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Marcelo Abdinego Justino Generoso, mais conhecido como Nego Bala, lançou seu primeiro álbum no final do ano passado. O nome do disco é Da Boca do Lixo.

Uma das músicas do trabalho tem o nome de Sonho, composta por Nego Bala aos 12 anos, quando teve sua primeira passagem por um centro de detenção para jovens e adolescentes. 

A canção, que foi gravada com participação de Elza Soares, tem um curta de 14 minutos que mostra o processo entre a apreensão quando menor e o lançamento de seu primeiro disco, já aos 24 anos.

Cheio de mensagens e imagens fortes bem costuradas, e trilha de funk raiz, o vídeo ganhou os prêmios internacionais Shark Awards 2022 e, mais recentemente, o Clio Music Awards. 

O minidocumentário ressalta o papel transformador da música na periferia. Nego Bala faz seu corre como funkeiro para deixar para trás um passado difícil. O curta impacta, é perturbador e didático.

O filme ainda faz ligações ancestrais com o universo da periferia. A letra é de sentimento de mudança possível em um País sem oportunidades e com um Estado opressor, mas de gente sonhadora.

O projeto tem boa fotografia e imagens conversam intensamente com o espectador. Salve esse vídeo que saiu da realidade crua da periferia em tom de esperança.

Nego Bala participa do vídeo. Dirigido por Douglas R. Bernardt, o projeto foi produzido por Stink Films e realizado por AKQA\Coala.LAB e Equipe Boca do Lixo. 

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo