Augusto Diniz | Música brasileira
Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.
Augusto Diniz | Música brasileira
Minidoc premiado destaca um jovem trompetista da quebrada que foi ‘salvo’ pela música
‘Black House: Jazz é o Corre’ está disponível gratuitamente no streaming, pelo SPCine Play
Lucas Gomes chegou a viver nas ruas de São Paulo. Passava o dia pensando nas notas musicais capazes de resultar em frases melódicas e, assim, driblar o inferno que enfrentava, sem um teto para morar.
O minidocumentário Black House: Jazz é o Corre (2025; 20 min.), de Amilcar Neto, conta a história do trompetista de jazz que foi “salvo” pela música.
O curta estreou na edição de 2025 do In-edit, o maior festival de documentários musicais do País. Depois, circulou por outros festivais e ganhou prêmios na Mostra Documentários Periféricos e no Festival de Cinema Música em Foco em Santa Catarina.
Agora, é possível assistir gratuitamente ao minidoc via streaming, pelo SPCine Play.
Lucas Gomes, nascido em Limeira (SP), oferece um áspero relato da realidade que viveu. Ressalta, porém, que a música manteve acesa a esperança de continuar em frente.
O filme se passa na periferia de São Paulo, onde Gomes reúne um grupo de músicos para tocar jazz.
O saxofonista Vinicius Chagas, que teve uma infância e uma adolescência difíceis, com poucos recursos, é um dos que deram suporte a Lucas Gomes. Atualmente, Chagas tem certa projeção no meio instrumental.
Lucas Gomes ainda luta nas ruas, mas continua a tocar. Nas redes sociais, o trompetista convoca os seguidores para apresentações na Avenida Paulista aberta aos pedestres aos domingos. O minidocumentário Black House: Jazz é o Corre tem uma história instigante.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
De Luedji Luna, Arnaldo Antunes, BK e Hamilton de Holanda: os melhores discos de 2025
Por Augusto Diniz
BaianaSystem, destaque da música brasileira em 2025, virou hors concours
Por Augusto Diniz
Livro revisita discos lançados há 40 anos em um mercado musical em transição
Por Augusto Diniz



