Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Livro exalta o estilo de Zé da Velha, um dos maiores instrumentistas do choro

Um dos últimos intérpretes da velha guarda do gênero, o trombonista foi cria de Pixinguinha

Livro exalta o estilo de Zé da Velha, um dos maiores instrumentistas do choro
Livro exalta o estilo de Zé da Velha, um dos maiores instrumentistas do choro
Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

José Alberto Rodrigues Matos conheceu Pixinguinha aos 18 anos e passou a tocar em seu grupo regional. Por morarem perto um do outro, encontraram-se com frequência até a morte do maestro.

Depois, em 1965, ele conheceu e tocou com outro mestre do choro: Jacob do Bandolim. José Alberto Rodrigues Matos, mais conhecido como Zé da Velha, é trombonista, um dos maiores instrumentistas do gênero ainda vivo.

Marcos Flávio de Aguiar Freitas defendeu sua tese de doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais sobre o estilo de Zé da Velha em seu primeiro álbum, o Só Gafieira! (1995), feito em dupla com o trompetista Silvério Pontes.

O trabalho virou um livro intitulado O Trombone no Choro: A História e o Legado de Zé da Velha (Editora Appris, 172 páginas). O trombonista Marcos Flávio é professor da Escola de Música da UFMG, foi presidente da Associação Brasileira de Trombonistas e tem quatro registros fonográficos lançados.

O livro relata a história do choro e do trombone e seus principais instrumentistas no País.

Até o século XVIII, conta o autor do livro, o trombone era utilizado em pequenas formações camerísticas. No Brasil, a formação musical dos trombonistas começava em geral em bandas civis ou militares.

O choro surgiu no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX, com a participação de instrumento de sopro. Na primeira metade do século passado, o gênero se desenvolveu bastante, tornando-se um dos pilares da música brasileira moderna.

Zé da Velha, hoje com 83 anos, é um dos últimos intérpretes da chamada velha guarda do choro, que formatou o gênero.

Ele nasceu em Aracaju (SE), em 1º de junho de 1941 (embora tenha sido registrado em 4 de abril de 1942). Aos 8 anos, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, instalando-se no bairro de Olaria. Ainda jovem, já tocava em conjuntos na noite.

Em 1986, em um bar no centro do Rio, conheceu o trompetista Silvério Pontes. Anos depois, a dupla lançaria seis álbuns (o último saiu em 2012), tornando-se bastante conhecida no meio do samba e do choro.

Sete choros do primeiro disco da dupla – que também seria o primeiro de Zé da Velha -, o Só Gafeira!, são analisados no livro em seu aspecto técnico-musical, com transcrições, ou seja, com partituras.

Os choros transcritos são: Acariciando (Abel Ferreira e Lourival Faissal), Flor de Abacate (Alvaro Sandim), Cinco Companheiros (Pixinguinha), Doce de Coco (Jacob do Bandolim), Eu Hein? (Felisberto Martins), Sonoroso (K. Ximbinho) e Chorinho de Gafieira (Astor Silva).

O autor considera Zé da Velha um dos estruturadores da linguagem do choro, dando uma dimensão mais ampla ao gênero. O som bem articulado, carregado de “sotaques”, com mudanças da métrica melódica e uso habilidoso de contracantos instrumentais, o fez ser referência no meio.

O livro mostra que o choro também se consolidou com trombonistas, como Zé da Velha, que agregaram importante valor instrumental ao gênero musical tipicamente brasileiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo