Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Iza: ‘A gente precisa se expressar. Vivemos um ano complicado’

Artista lança música em que trata de superação, fé e das pessoas que a incomodaram na vida

Foto: Guilherme Nabhan/Divulgação
Apoie Siga-nos no

A cantora Iza passou poucas e boas na infância e adolescência. Nascida na Zona Norte do Rio, conviveu com as adversidades antes de se tornar cantora, compositora e uma artista engajada.

Na canção Fé, recém-lançada, trata em tom autobiográfico dos momentos difíceis: “A minha coroa me criou sozinha/ Levantando sempre no raiar do dia/ Bem cedo/ Sempre aprendi com ela/ A ser grata pelo que ainda vem/ Hoje tu só vê os close/ Nunca viu meus corre”.

A música, no refrão, exalta a fé para ser forte e para “enfrentar esses filhos da puta”. Segundo ela, “todo mundo conhece um filho da puta”. Diz nunca ter cantado com um palavrão, mas o momento exigiu.

“Tem muita coisa acontecendo no Brasil que faz com que a gente tenha vontade de cantar uma canção como essa. Não atribuo a ela nenhum sentido político”, diz. “Estava falando mesmo das nossas relações pessoais, que a gente encontra pessoas que nos atrasam, nos limitam, nos cerceiam. Que faz a gente às vezes duvidar de nossas próprias vontades, da nossa capacidade de realizar nossos sonhos”.

Sobre a fé, explica que convive com ela desde criança por pertencer a uma família católica e muito envolvida nas atividades da Igreja. Mas que, na música, onde a palavra é citada várias vezes, diz ter feito no sentido plural, permitindo que as pessoas se relacionem na forma da fé que lhes convier.

“Até os meus 19, 20 anos, fazia muito parte desse universo, semanalmente. Comecei a cantar na Igreja”, lembra. “A minha ligação com a fé me faz viver melhor”.

A cantora ressalta que a nova canção veio em momento em que queria se exprimir. “Acho que em 2022 a gente precisa se expressar. A gente vive um ano muito complicado. É um ano muito decisivo, de muita polaridade. A gente precisa falar sobre as coisas que a gente acredita, defende. Você ser um artista, trabalhar com o lúdico e não falar realmente o que tem importado para você, não faz sentido”, comenta.

Fé é uma das canções que irá compor o segundo álbum da cantora, a ser lançado no segundo semestre. “É um trabalho mais maduro, não somente na composição, mas na instrumentação”, diz.

A canção Fé foi composta por Iza em parceria com Sérgio Santos, Pablo Bispo, Ruxell, Lukinhas, Henrique Bacellar, Junior Pierro e Fabinho Negramande.

A música tem um videoclipe muito bem produzido e teatral, formado por 50 bailarinos de dança contemporânea. A cantora mais uma vez mostra presença, força e comprometimento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo