Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Filme que retrata Edy Star, um artista da contracultura, chega neste mês aos cinemas 

Antes de entrar no circuito, o bom longa-metragem será exibido no Festival MixBrasil na quarta-feira 20

Filme que retrata Edy Star, um artista da contracultura, chega neste mês aos cinemas 
Filme que retrata Edy Star, um artista da contracultura, chega neste mês aos cinemas 
Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

Ele é realmente um personagem cuja história merece ser contada. E é o que faz muito bem o longa-metragem Antes que me Esqueçam, Meu Nome é Edy Star, de Fernando Moraes. O filme estreia no circuito de cinemas em 28 de novembro.

Antes, será exibido na quarta-feira 20, às 19h, durante a premiação do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, no Museu da Imagem e do Som, na capital paulista. Na ocasião, Edy Star, 86 anos, fará um show com a participação de Maria Alcina.

Edy Star é um artista da contracultura por quebrar tabus e contrariar o padrão da indústria cultural. Aliás, lançou poucos discos. O primeiro foi em conjunto com Raul Seixas, então produtor, Sérgio Sampaio e Miriam Batucada. O nome do trabalho: Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 (1971).

Disco fora do convencional, teve repercussão limitada e entre os adeptos da contracultura. Hoje, é obra cult. Depois, lançou Sweet Edy (1974). Outro álbum só veio em 2017: Cabaré Star. O projeto foi conduzido pela Saravá, de Zeca Baleiro, admirador do trabalho de Edy Star.

O filme mostra os bastidores da produção do disco por Baleiro, também responsável pela direção musical do documentário. A obra, que poderá ser vista pelo grande público depois de passar por vários festivais, retrata esse personagem assumidamente gay e incorporador do estilo glam, estabelecido inicialmente no meio musical da Inglaterra, de roupas e acessórios um tanto extravagantes.

O cantor e compositor Edy Star incorporou bem seu personagem ao longo da história, embora no filme se note que ele fazia isso com naturalidade, sem contrariar sua personalidade forte. No longa, conclui-se que sua carreira foi construída na noite, entre palcos de boates, cabarés e alguns teatros.

O longa mostra um artista livre, pouco preocupado em dar satisfação e disposto a ser ele mesmo na arte. Ganhou relativo reconhecimento nos anos 1970, mas teve de se virar indo parar na noite da Europa. Depoimentos do próprio Edy Star no filme dão a entender que ele sabia que contrariava padrões do mercado, mas preferiu se manter autêntico.

Chama a atenção a sinceridade com que trata diferentes assuntos. Seus caminhos na cena underground revelam, no fundo, um típico artista brasileiro, que saiu da Bahia, foi para o Rio de Janeiro e depois para São Paulo em busca de oportunidade, metendo-se muitas vezes no segmento da cultura marginal.

O filme, que caracteriza bem os passos de Edy Star, tem depoimentos verdadeiros, inclusive de Caetano Veloso, que o reencontra. Antes que Me Esqueçam, Meu Nome é Edy Star é uma oportunidade de conhecer um personagem eclético e divertido.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo