Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Festival em casas de shows de São Paulo busca amplificar o rock alternativo

São Paulo Independent Music terá, entre 12 e 16 de agosto, bandas como Boogarins e Bad Luv

Festival em casas de shows de São Paulo busca amplificar o rock alternativo
Festival em casas de shows de São Paulo busca amplificar o rock alternativo
Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

A primeira edição do festival São Paulo Independent Music (SPIM), de 12 a 16 de agosto, se propõe a realizar seus shows em dez casas de São Paulo.

De acordo com Edimar Filho, idealizador e diretor do festival, o formato já é conhecido lá fora. “Esses locais abrigam a produção musical que acontece na cidade durante o ano inteiro”, diz. A ideia, segundo ele, é amplificar essa prática e mostrar que há um circuito de música na capital, com casas ativas — tudo condensado em uma semana.

As casas de shows presentes no festival são Algo Hits, Bar Alto, Casa Natura, Casa Rockambole, Cine Joia, Fenda 315, FFFront, Hangar 110, La Iglesia e Porta.

De acordo com Edimar, casas assim são espaços de grande relevância, já que muitas vezes funcionam como a primeira experiência do jovem com a música ao vivo.

“Além disso, é o local onde novos artistas começam, o mercado se forma, técnicos de som começam a trabalhar”, destaca. “Quando colocamos essas casas em um festival e as apresentamos, nós as tiramos da invisibilidade.”

Sobre a programação do festival, Edimar afirma que o foco da curadoria é a música alternativa, especificamente rock de diferentes estilos, do hard core ao punk. “Tem bandas consagradas no seu estilo, como a Garagem Fuzz, com 35 anos de estrada e referência no hard core brasileiro. E a Boogarins, que tem carreira internacional. Há também várias bandas novas, com som autêntico.”

Em 15 e 16 de agosto, na Casa Rockambole, haverá ainda uma conferência como parte da programação do festival, com dez painéis e participação de artistas e profissionais do setor. A entrada será gratuita.

O festival terá, no total, 26 shows. Entre os destaques, na quarta 12, no Bar Alto: Molho Negro e Swave; na quinta 13, no La Iglesia: Garage Fuzz e Deb and the mentals; na sexta 14, no Rockambole: Ludovic e Jovens Ateus; no sábado 15, na Casa Natura: Boogarins e Pelados; e no domingo 16, no Cine Joia: Bad Luv, Budang, Metade de Mim e Chococorn and the Sugarcanes. Mais detalhes no site do festival SPIM.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo