Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Ensaio analisa Gal Costa na Tropicália e sua influência no movimento

Autora ressalta a voz e a estética particulares como instrumentos de expressão da cantora

Foto: Reprodução/'A Todo Vapor – O Tropicalismo Segundo Gal Costa'/Garota FM Books
Apoie Siga-nos no

Gal Costa ainda é pouco analisada em relação à sua representatividade na Tropicália, por meio da qual se lançou à carreira musical.

O fato é que pouco se discute a influência das mulheres que participaram do movimento no seu início, com o lançamento do álbum Tropicália ou Panis et Circencis (1968). Como diz a pesquisadora Taissa Maia, elas foram “secundarizadas”.

Maia lançou recentemente o livro A Todo Vapor – O Tropicalismo Segundo Gal Costa (Garota FM Books; 128 páginas), no qual joga luz sobre a cantora baiana. No ensaio, ela sustenta que a intérprete usava a maneira peculiar de cantar e a estética particular como formas de se expressar.

A canção Divino, Maravilhoso (Caetano Veloso, Gilberto Gil), com os emblemáticos versos “é preciso estar atento e forte, não temos tempo de temer a morte”, foi o primeiro clamor triunfante nessa direção, em 1968.

O protagonismo da baiana na Tropicália também foi debatido na cinebiografia Meu Nome é Gal, de Dandara Ferreira e Lô Politi, lançada neste ano.

Fica evidente no longa-metragem o desejo de Caetano Veloso e Gilberto Gil, próceres do movimento, de dar à recém-chegada amiga o papel de intérprete feminina do projeto contracultural – já que Maria Bethânia se posicionará para trilhar outros caminhos.

Quando Caetano e Gil se exilaram, em 1969, restou a Gal tomar a frente do movimento de seu jeito. O show Fa-tal (1971) – depois transformado em um emblemático disco – talvez tenha sido o ápice desse seu jeito de se expressar, com figurino ousado, estética original (e inspiradora para muita gente) e repertório para lá de dissidente, considerando a época.

O livro ressalta que Gal Costa deu asas ao que foi colocado na sua frente, pelo menos na parte musical, em contraponto à vida íntima contraditória revelada após a sua morte. É uma obra, assim como o filme Meu Nome É Gal, que vai dando mais clareza sobre o papel da baiana na história da música, muito além da fascinante voz.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo