Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Documentário ressalta a relevância dos grupos de samba de roda da Bahia

Patrimônio Imaterial da Humanidade, a manifestação popular é retratada no filme sob a ótica da importância de preservá-la

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Um documentário recém-lançado retrata bem a relevância de salvaguardar a nossa cultura tradicional. O filme destaca os grupos ligados à Associação dos Sambadores e Sambadeiras do estado da Bahia (Asseba), além do trabalho realizado pela entidade desde que foi criada, em 2005.

Naquele mesmo ano, a Unesco reconheceu o samba de roda como Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. A despeito da titularidade, é impressionante como a manifestação popular expõe as vísceras culturais do País e sua gente.

O filme produzido pela Asseba, que tem o nome de Samba de Roda – Patrimônio da Humanidade (47 min.), percorre alguns grupos, com declarações de resistência, de agregação entre eles, com cantos na palma da mão, samba no pé, pandeiro e violão. Trazer jovens e crianças aos projetos da tradição talvez seja o maior desafio da entidade, citado no registro audiovisual.

O samba de roda na Bahia se concentra no Recôncavo Baiano, tendo Santo Amaro da Purificação como epicentro. Mas há também grupos em Feira de Santana, já no semiárido, na região da capital Salvador, e do outro lado da Baia de Todos os Santos, no litoral sul, como Itaparica e Jaguaripe.

A organização das comunidades de sambadeiras e sambadores da Bahia é algo alentador nos dias de hoje, de enorme dificuldade em exaltar a arte tradicional. O site da Asseba tem várias informações em multimídia e as iniciativas realizadas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar