Augusto Diniz | Música brasileira
Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.
Augusto Diniz | Música brasileira
Consolidado na cena independente, Lucas Santtana abre espaço no exterior
Músico lança novo trabalho nos dias 14 e 15 de janeiro no Sesc Ipiranga, na capital paulista


Em seu novo trabalho, o nono álbum da carreira, Lucas Santtana traz um olhar afetivo sobre o meio ambiente. Um dos pontos de partida é a tese da bióloga Lynn Margulis, que trata de como as formas de vida se associaram para evoluírem e não por conta da competição, como sugere Darwin. Outra referência é David Wallace-Wells, que descreve o que acontecerá na terá com o aquecimento global.
“Esse material me trouxe uma relação de afeto com o planeta”, diz o músico baiano, ressaltando também a importância da consciência ambiental.
O disco O Paraíso tem dez canções, oito delas inéditas e duas versões. O álbum reúne letras bem construídas e a instrumentação (cordas, percussões, sopros) executada junto com inventivo som eletrônico de sintetizadores.
As duas versões são The fool on the hill (Lennon/MacCartney) e Errare Humanum est (Jorge Ben Jor). Segundo o músico, ambas dialogam com o tema do disco, entre o contemplativo e a condição humana.
Lucas mora em Paris desde maio do ano passado. Depois que as coisas começaram a se normalizar na Europa, ele fez vários shows e tem mais de duas dezenas agendados. O artista diz que suas músicas costumam tocar nas rádios francesas.
“O que estou fazendo é ampliando meu universo musical”, conta. “Há 10 anos que falam muito bem do meu trabalho na Europa”, afirma, acrescendo que neste ano vai tocar no Japão, onde nunca se apresentou.
“O projeto é ficar muitos anos em Paris. Quero dedicar tempo à carreira no exterior. As coisas são mais fáceis para mim lá”, diz. “A cena independente na Europa é bem estruturada. Qualquer vilarejo tem um teatro, um espaço próprio, além de incentivo”.
O álbum O Paraíso foi gravado em Paris, sua gravadora (No Format) é de lá e a produção do disco foi feita por Fred Soulard, um premiado francês do ramo.
O trabalho traz as participações especiais das cantoras Flavia Coelho, radicada na França, e Flore Benguigui, vocalista de uma banda em destaque naquele país, a L’imperatrice.
Lucas Santtana faz neste final de semana show de lançamento do álbum no Sesc Ipiranga, na capital paulista, nos dias 14 e 15 de janeiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.