Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Carlinhos Brown: ‘60 anos de vida e continuo me vendo como aprendiz’

Cantor e compositor lança nesta sexta 18 seu novo álbum e diz que a vontade de show é ‘ininterrupta’, mas ‘antes de tudo seguir a ciência’

Foto: Roncca/Divulgação
Apoie Siga-nos no

Chega às plataformas digitais de música, nesta sexta 18, Sim.zás, o novo álbum de Carlinhos Brown. O trabalho sai pelo seu selo, Candyall Music, com seis releituras inéditas de composições autorais e em parceria – o disco ainda encerra com um breve momento percussivo, a especialidade do cantor e compositor baiano.

O novo álbum conversa com o seu último, Umbalista Verão (2021), em que também foram feitas releituras de canções suas gravadas por outros artistas.

“São dois trabalhos distintos em suas propostas rítmicas. Os dois álbuns dialogam a vontade de trazer a minha voz, ainda mais amadurecida com o tempo, para essas composições autorais interpretadas de outras maneiras, em outros momentos, e também por outras vozes”, diz Brown.

Segundo ele, Sim.zás tem uma musicalidade mais acústica e um novo desenho das composições em suas sonoridades percussivas.

“São revisitações com outras abrangências melódicas, e também uma resposta construída especialmente para este momento, em que precisamos compreender como o Carnaval existe dentro de nós independente de poder ou não desfilar nas ruas”.

Brown segue na expectativa de subir ao palco, “aglomerar das emoções”, como cita no seu conhecido tom poético de se expressar.

“Mas precisamos antes de tudo seguir a ciência e o que é orientado por todo esse contexto pandêmico que ainda estamos vivendo. A vontade de fazer shows é ininterrupta. Mas tudo deverá ser feito dentro dos tempos possíveis e propícios”.

Carlinhos Brown completa 60 anos em novembro. Sobre a avaliação deste tempo, disse que o importante é “o construir, o fazer, o caminho, o respeito a tudo e a todos os presentes destes caminhos”.

E segue: “Dar o melhor de mim em cada partícula criativa empreendida. Tenho 60 anos de vida construída e continuo me vendo como um eterno aprendiz.”

Afirma que os tempos atuais andam “mais acelerados de mudanças nos modos gerais de produção, nas organizações econômicas e sociopolíticas, nos modos de interação cultural”. Diz que tudo é muito dinâmico, propulsor e também facilitador para novas experiências.

“Então, por tudo isso, percebo ser ainda maior a necessidade de respirar profundamente e ouvir atentamente as novas rítmicas”, conclui.

Nesse álbum que lança agora, de poucas canções, mas especialíssimas, Carlinhos Brown se mostra grandioso à música, à criação, a sua forma específica de se expressar. Brown segue essencial na culturalidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo