Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Biografia do repentista Otacílio Batista se mistura à história da arte da cantoria nos rincões do Brasil

O livro, que celebra os 100 anos de nascimento do cantador pernambucano, reflete sobre o repente à realidade do Nordeste

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Otacílio Batista, uma História do Repente Brasileiro (Editora Acorde, 230 páginas) chegou ao Kindle, depois ser lançado no formato físico em setembro de 2023, ano em que o repentista completou o centenário de nascimento.

O pernambucano nascido no atual município de Itapetim, no Sertão do Pajeú, onde a arte da cantoria é uma das principais representações, viveu do repente, passando por diversas fases do gênero.

Os cantadores de poesia dita de improviso, a partir de um tema ou de um mote, eram mal vistos no meio rural, que os estigmatizava como andarilhos e pedintes.

A situação só mudou no final da década de 1940, com a intelectualidade reconhecendo a poesia das zonas rurais, além do impulso da arte pelo rádio, como o livro sobre Otacílio relata.

Sandino Patriota, jornalista, pesquisador da Universidade Federal do ABC e neto do repentista, é o autor da obra, que percorre a história dessa cultura oral a partir de Otacílio Batista. Quando o avô morreu (agosto de 2003) aos 79 anos, Sandino tinha 18.

Pai de 10 filhos, o repentista viveu pelo interior e foi parar em Tabuleiro do Norte, no Ceará, onde tornou-se político, até ir para Fortaleza e depois para João Pessoa, nos anos 1970, seguindo o fluxo do conhecido êxodo rural do Nordeste para as capitais.

Período, aliás, em que o repente teve de se adaptar e mudar para uma linguagem mais urbana do cotidiano, da realidade e da natureza circundante.

Sagaz e carismático, Otacílio se destacava nas rimas dos versos poéticos, nas diferentes métricas, apresentadas em pelejas – os duelos entre repentistas.

Cada passagem no livro é marcada por contextualização social e política do País e do Nordeste, porque não só influenciou a vida dos cantadores, mas também a sua temática musical.

Otacílio Batista ganhou festivais de cantadores e lançou 12 discos de repente em dupla e solo. Também publicou livros de poemas e canções, além da obra Antologia Ilustrada dos Cantadores (1976; 1ª edição), escrita com Francisco Ferreira Linhares e uma referência sobre cantadores.

Os registros fonográficos e os livros solidificaram a obra de Otacílio, que poderia ter sido mais um (ótimo) cantador desconhecido dos rincões do País se não fossem essas evidências documentais.

Além disso, Zé Ramalho produziu seu primeiro disco, e sua canção com o refrão “mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor” se tornou sucesso na voz de Amelinha.

A biografia é um momento para conhecer a evolução da cantoria da zona rural nordestina, com suas poesias ligadas a costumes e comportamentos de várias épocas – contraditórias, por vezes, aos olhos de hoje, mas nada muito diferente da evolução de outros gêneros musicais, que também enfrentam dilemas com as suas letras não tão politicamente corretas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo